
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Caramaschi, Sandro | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Isabela Moro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:00:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:00:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251377 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251377 | - |
| Descrição: dc.description | O estresse é considerado um problema de saúde mundial, devido a seus imensuráveis efeitos negativos na saúde humana. A resposta emocional e biológica ao estresse é influenciada pela maneira como um indivíduo vivencia essas experiências estressoras, podendo variar de acordo com características ambientais, psicológicas e fisiológicas, que interagem proporcionando diversas reações, como o aumento no apetite, ingestão de álcool e abuso de outras substâncias lícitas ou ilícitas. Nota-se, assim, que fatores determinantes para doenças relacionadas aos hábitos alimentares vêm crescendo a cada dia e com mais intensidade. Nessa perspectiva, este estudo se constituiu em uma pesquisa de campo com estudantes universitários dos últimos períodos de graduação em psicologia, com o objetivo de identificar quais os fatores mais estressantes para esses alunos, bem como qual a resposta emocional ao estresse apresentada por eles. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados um questionário presencial e online a fim de investigar a resposta emocional ao estresse e as mudanças apresentadas por estes estudantes nos últimos períodos da graduação em psicologia. Como resultado, observou-se queixas relacionadas ao comportamento alimentar desses estudantes quando expostos a períodos de estresse, mudanças em aspectos psicossociais na rotina e, também, medos e inseguranças relacionados ao seu futuro profissional. | - |
| Descrição: dc.description | Stress is considered a global health problem due to its immeasurable negative effects on human health. The emotional and biological response to stress is influenced by the way an individual experiences these stressful experiences, and can vary according to environmental, psychological and physiological characteristics, which interact to provide various reactions, such as increased appetite, alcohol intake and abuse of other licit or illicit substances. It can be seen, then, that the determining factors for diseases related to eating habits are growing more and more intensely every day. With this in mind, this study consisted of a field study with university students in their final year of undergraduate studies in psychology, with the aim of identifying the most stressful factors for these students, as well as their emotional response to stress. A face-to-face and online questionnaire were used as data collection tools in order to investigate the emotional response to stress and the changes presented by these students in the final periods of their undergraduate degree in psychology. In this perspective, the results were complaints related to the eating behaviour of these students when exposed to periods of stress, changes in psychosocial aspects in the routine and also fears and insecurities related to their professional future. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurobiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento alimentar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudante de Psicologia. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurobiology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eating behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychology students | - |
| Título: dc.title | Resposta emocional ao estresse apresentada por estudantes universitários no último ano de graduação | - |
| Título: dc.title | Emotional response to stress presented by university students in their final year of undergraduate studies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: