Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Komesu, Fabiana | - |
Autor(es): dc.creator | Gazarian, Ana Paula Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251352 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251352 | - |
Descrição: dc.description | Com base em pressupostos advindos dos estudos de letramentos acadêmicos, esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo principal investigar a cultura disciplinar de produção de escrita acadêmico-científica em periódicos de alto impacto, considerando o fenômeno da autocitação em meio a injunções que constituem o processo de publicação científica em duas grandes áreas de conhecimento, a saber, Linguística, Letras e Artes (subárea de Linguística) e Ciências Exatas e da Terra (subárea de Química). Esse objetivo geral desdobra-se em outros, específicos: (i) estudar como se dão as instruções explícitas em práticas de letramento que constituem o processo de produção de publicação acadêmico-científica de artigos científicos (em Linguística) e de revisão (em Química), considerando como as dimensões ditas “escondidas” (STREET, 2009) são abordadas nessas práticas, segundo gênero discursivo, número de autores e vínculo institucional; (ii) estudar padrões de autocitação nos artigos científicos dessas duas diferentes grandes áreas de conhecimento, considerando o modo como esses artigos se autorreferenciam no processo de autocitação. O conjunto do material é formado de 100 (cem) artigos científicos, 50 (cinquenta) da subárea de Linguística e 50 (cinquenta), de Química, publicados em língua inglesa entre 2017 e 2021, coletados na plataforma Web of Science (WoS) em periódicos com alto fator de impacto. Ao partir da hipótese de que há forças institucionais que definem práticas sociais letradas em diferentes culturas disciplinares (HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2014) e de que há prevalência das demais áreas em relação às Ciências Humanas (SALGADO; CLARES, 2017; CLARIVATE ANALYTICS, 2019; CHSSALLA, 2020), este trabalho busca descrever e problematizar, nas subáreas de Linguística e Química, aspectos recorrentes em trabalhos acadêmicos publicados em periódicos com maior fator de impacto na base WoS e com alto índice de citação. Busca-se, assim, contribuir com o campo dos letramentos acadêmicos, no estudo do processo de comunicação científica, num contexto em que produtividade/produtivismo ainda é aspecto valorizado em avaliações de universidades, centros de pesquisa, programas de pós-graduação e de docentes e pesquisadores. | - |
Descrição: dc.description | Based on assumptions arising from academic literacy studies, this master's dissertation aims to investigate the disciplinary culture of scientific writing production in high-impact journals, considering the phenomenon of self-citation in the midst of injunctions that constitute the process of scientific publication in two major areas of knowledge, namely: Linguistics, Literature and Arts (sub-area of Linguistics) and Exact and Earth Sciences (sub-area of Chemistry). This general objective unfolds into other, specific ones: (i) to study how explicit instructions are given in literacy practices that constitute the production process of academicscientific publication of scientific articles (in Linguistics) and review (in Chemistry) and how the so-called “‘hidden’ dimensions” (STREET, 2009) are addressed in these practices, considering: the discursive genre, the number of authors and the institutional link; (ii) study self-citation patterns in scientific articles from these two different major areas of knowledge, considering how these articles self-reference in the self-citation process. The set of material consists of 100 (one hundred) scientific articles, 50 (fifty) from the Linguistics sub-area and 50 (fifty) from Chemistry, published in English between 2017 and 2021, collected on the Web of Science (WoS) platform in journals with a high impact factor. Starting from the hypothesis that there are institutional forces that define literate social practices in different disciplinary cultures (HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2014) and that there is a prevalence of other areas in relation to Human Sciences (SALGADO; CLARES, 2017; CLARIVATE ANALYTICS, 2019; CHSSALLA, 2020), this work seeks to describe and problematize, in the sub-areas of Linguistics and Chemistry, recurrent aspects in academic works published in journals with a higher impact factor in the WoS database and with a high citation rate. Thus, the aim is to contribute to the field of academic literacies, in the study of the scientific communication process, in a context in which productivity/ productivism is still a valued aspect in evaluations of universities, research centers, graduate programs and professors and researchers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramentos acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autocitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic literacies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-citation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific article | - |
Título: dc.title | Cultura disciplinar e autocitação: publicação científica em periódicos de alto impacto nas subáreas de linguística e química | - |
Título: dc.title | Disciplinary culture and self-citation: scientific publication in high-impact journals in the subareas of linguistics and chemistry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: