Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muzzeti, Luci Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Peccin, Daniela Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:17:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:17:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251347 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251347 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações. | - |
Descrição: dc.description | This research sought to analyze, through the guidance of Pierre Bourdieu's studies, the influence of the concept of cultural capital and habitus on the initial and continued training trajectory of 5 Early Childhood Education teachers from the municipal network of a city located in the interior of São Paulo. The possibilities and limits that exist in influencing their trajectories with the profession they practice were investigated. Having clarity of advances and setbacks in the trajectory of recognition and appreciation of teachers at this stage of teaching, children and the institution as educational, based on the concepts of cultural capital and habitus. To this end, the analyzes of the responses acquired from the interviews were subjected to the praxeological method, developed by Pierre Bourdieu and his team, and in this way, we recognize that the cultural heritage invested during their training trajectories is reflected in their conceptions and actions today. Understanding this relationship aims to enable improvements in social relations within the school and family and also allows us to bring new perspectives on continuing education, establishing the importance of educating children, who can be future teachers who will educate other new generations. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetória de formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early Childhood Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural Capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formation trajectory | - |
Título: dc.title | A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil | - |
Título: dc.title | The influence of cultural capital on the training trajectory of early childhood education teachers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: