Gênero e esporte na TV Aberta: os processos de recepção dos telespectadores no Jogo Aberto da Band

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, José Carlos-
Autor(es): dc.creatorAmorin, Gabriela Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251315-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar a recepção dos discursos midiáticos digitais no YouTube por torcedores e telespectadores brasileiros em relação a episódios do programa “Jogo Aberto”, transmitido de segunda a sexta-feira pela Band na TV aberta. Para essa dissertação de mestrado, foram analisados e categorizados 8 (oito) episódios do programa que estão relacionados com a temática gênero dentro da categoria mulher para o entendimento de problemáticas como a objetificação do corpo feminino dentro do cenário do futebol. As categorias de análise estabelecidas foram: os discursos sobre a visibilidade dos corpos, os papéis de gênero e a objetificação do corpo feminino. O referencial teórico-metodológico baseou-se principalmente nos estudos de Martín Barbero (2010) e Orozco Gomez (2010) sobre mediações culturais, processos de recepção e estudos de audiência, para um aprofundamento nas análises qualitativas que foram realizadas. Além disso, para uma análise mais abrangente, foram utilizadas as teorias de percepção de sentidos e estética da recepção de Maria Tereza Cruz (1986), que podem ser associadas às mediações culturais, contribuindo para a compreensão de aspectos-chave do objeto de estudo.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze the reception of digital media discourses on YouTube by Brazilian fans and viewers regarding episodes of the program "Jogo Aberto," broadcast from Monday to Friday on Band, a Brazilian open TV channel. For this master's dissertation, 8 (eight) episodes of the program related to gender issues within the category of women were analyzed and categorized to understand problems such as the objectification of the female body within the soccer scenario. The established analysis categories were: discourses on body visibility, gender roles, and the objectification of the female body. The theoretical-methodological framework was primarily based on the studies of Martín Barbero (2013) and Orozco Gomez (2010) on cultural mediations and reception processes and the audience studies, for a deeper understanding of the qualitative analyses conducted. Additionally, for a more comprehensive analysis, the theories of sense perception and reception aesthetics by Maria Tereza Cruz (1986) were used, which can be associated with cultural mediations, contributing to the understanding of key aspects of the study object.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMediações culturais-
Palavras-chave: dc.subjectRecepção-
Palavras-chave: dc.subjectSoccer-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectCultural mediations-
Palavras-chave: dc.subjectReception-
Título: dc.titleGênero e esporte na TV Aberta: os processos de recepção dos telespectadores no Jogo Aberto da Band-
Título: dc.titleGender and sport on open access TV: the reception processes of Jogo Aberto viewers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.