
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Luiz Marcelo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mesquita, André Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Leda Belitardo de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:37:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:37:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251311 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251311 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho teve por objetivos: a) mapear a produção acadêmica em Educação Ambiental, nos Programas de Pós-graduação das Ciências Agrárias, concluídas no Brasil, no período histórico de (1988-2016); b) analisar e compreender as posições político-ideológicas nos discursos de teses e dissertações (T&D) de Educação Ambiental (EA) relacionadas com o conceito análise desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e sociedades sustentáveis, nos Programas de Pós-graduação (PPGs) em Ciências Agrárias. Inicialmente, a investigação foi da linha estado da arte, tendo como fonte o banco de dados do Projeto EArte, com objetivo inventariante, na qual apresentamos um panorama da produção acadêmica de T&D em Educação Ambiental (EA) nos PPGs em Ciências Agrárias. Foram mapeados 131 trabalhos, encontrados em 41 PPGs em Ciências Agrárias. Observamos que o maior número de pesquisas está vinculado aos PPGs em Recursos Florestais e Ciências Florestais, ambos com 15 trabalhos cada, seguido de 14 trabalhos no PPG de Extensão Rural, 12 trabalhos no PPG em Engenharia Florestal e 06 trabalhos no PPG em Agroecossistemas. Quanto à distribuição geográfica, embora tenha sido registrada maior concentração dos PPGs nas regiões Sudeste e Sul, há significativa produção de trabalhos de pesquisa concluídos em PPGs nas demais regiões do Brasil, como Nordeste, Centro-Oeste e Norte, respectivamente. Aprofundando nossa análise, nos propusemos a perquirir excertos de 06 T&D completas em EA nos PPGs em Ciências Agrárias, nos aproximando do enfoque teórico-analítico da Análise do Discurso Francesa, sob fundamento de Michel Pêcheux (1938-1983). Na concepção pêcheuxtiana, (2014a), os indivíduos são interpelados em sujeitos de seu discurso pelas formações discursivas que representam, na linguagem, as formações ideológicas que lhes são correspondentes. Observamos que a reprodução do discurso, dos relatos das pesquisas, dos termos desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e sociedades sustentáveis, transparece na mesma acepção que nos documentos oficiais. As formações discursivas determinam as formações ideológicas da sustentabilidade, com pouco ou nenhum diálogo crítico ao atual modelo de produção e consumo econômico. E ainda, observamos a prevalência do sentido do discurso que diz da necessidade de renovação da atividade docente, por intermédio do desenvolvimento de cursos de formações continuadas pela perspectiva da sustentabilidade. É evidente a reprodução do discurso oficial aparelhado ideologicamente pelo Estado e pelas instituições. Tais formações ideológicas, concernentes à formação docente para a sustentabilidade, advém de um outro discurso representativo do adestramento ambiental, arraigado em uma visão instrumentalizada de educação a favor do desenvolvimento econômico capitalista, desprovido de reflexões críticas às práticas da EA, nas teses e dissertações em Ciências Agrárias. | - |
| Descrição: dc.description | El presente trabajo tuvo como objetivo: a) mapear la producción académica en Educación Ambiental, en los Programas de Posgrado en Ciencias Agrarias, concluidos en Brasil, en el período histórico (1988-2016); b) analizar y comprender las posiciones político-ideológicas en los discursos de tesis y disertaciones (T&D) en Educación Ambiental (EE) relacionadas con el análisis del concepto desarrollo sustentable, sustentabilidad y sociedades sustentables, en Programas de Posgrado (PPG) en Ciencias Agrícolas. Inicialmente, la investigación fue de línea de estado del arte, teniendo como fuente la base de datos del Proyecto EArte, con un objetivo de inventario, en el cual presentamos un panorama de la producción académica de T & D en Educación Ambiental (EA) en PPGs en Agropecuaria. Ciencias. Se mapean un total de 131 trabajos, ubicados en 41 PPG en Ciencias Agropecuarias. Observamos que el mayor número de investigaciones está vinculado a los PPG de Recursos Forestales y Ciencias Forestales, ambos con 15 trabajos cada uno, seguido de 14 trabajos en el PPG de Extensión Rural, 12 trabajos en el PPG de Ingeniería Forestal y 06 trabajos en el PPG en Agroecosistemas.En cuanto a la distribución geográfica, aunque hubo una mayor concentración de PPG en las regiones Sudeste y Sur, hay una producción significativa de trabajos de investigación realizados en PPG en otras regiones de Brasil, como el Nordeste, Centro Oeste y Norte, respectivamente. Profundizando nuestro análisis, nos propusimos investigar extractos de 06 T & D completos en EA en PPGs en Ciencias Agrícolas, acercándonos al enfoque teórico-analítico del Análisis del Discurso francés, basado en Michel Pêcheux (1938-1983). En la concepción pecheuxtiana (2014a), los sujetos son interpelados en los sujetos de su discurso por las formaciones discursivas que representan, en el lenguaje, las formaciones ideológicas que les corresponden. Observamos que la reproducción del discurso, de los informes de investigación, de los términos desarrollo sustentable, sustentabilidad y sociedades sustentables, aparece en el mismo sentido que en los documentos oficiales. Las formaciones discursivas determinan las formaciones ideológicas de sustentabilidad, con poco o ningún diálogo crítico al actual modelo económico de producción y consumo. Además, se observó el predominio del significado del discurso que dice la necesidad de renovar la actividad docente, a través del desarrollo de cursos de formación permanente en la perspectiva de la sostenibilidad. Es evidente la reproducción del discurso oficial elaborado ideológicamente por el Estado y las instituciones. Tales formaciones ideológicas, en torno a la formación docente para la sustentabilidad, provienen de otro discurso representativo de la formación ambiental, enraizado en una visión instrumentalizada de la educación sustentable, a favor del desarrollo económico capitalista, desprovisto de reflexiones críticas sobre las prácticas de EA, en las tesis y disertaciones en Ciencias Agrícolas. | - |
| Descrição: dc.description | This research aimed to: a) map the academic production in Environmental Education, in the Graduate Programs of Agricultural Sciences, concluded in Brazil, in the historical period (1988-2016); b) analyze and understand the political-ideological perspectives in the discourses of theses and dissertations (T&D) in Environmental Education (EE) related to the concept analysis sustainable development, sustainability and sustainable societies, in Postgraduate Programs (PPGs) in Agricultural Sciences . Initially, the investigation was of the state of the art line, having as source the database of the EArte Project, with an inventory objective, in which we present an overview of the academic production of T&D in Environmental Education (EE) in PPGs in Agricultural Sciences. A total of 131 works were mapped, found in 41 PPGs in Agricultural Sciences. We observed that the largest number of researches is linked to the PPGs in Forest Resources and Forest Sciences, both with 15 works each, followed by 14 works in the PPG of Rural Extension, 12 works in the PPG in Forest Engineering and 06 works in the PPG in Agroecosystems.As for the geographic distribution, although there was a greater concentration of PPGs in the Southeast and South regions, there is a significant production of research works completed in PPGs in the other regions of Brazil, such as the Northeast, Midwest and North, respectively. Deepening our analysis, we proposed to investigate excerpts from 06 complete T&D in EE in PPGs in Agricultural Sciences, approaching the theoretical-analytical approach of French Discourse Analysis, based on Michel Pêcheux (1938-1983). In the Pêcheuxtian conception (2014a), individuals are interpellated in subjects of their discourse by the discursive formations that represent, in language, the ideological formations that correspond to them. We observed that the reproduction of discourse, of research reports, of the terms sustainable development, sustainability and sustainable societies, appears in the same sense as in official documents. The discursive formations determine the ideological formations of sustainability, with little or no critical dialogue to the current model of economic production and consumption. Furthermore, we observed the prevalence of the meaning of the discourse that says the need to renew the teaching activity, through the development of continuing education courses from the perspective of sustainability. The reproduction of the official discourse ideologically prepared by the State and institutions is evident. Such ideological formations, concerning teacher training for sustainability, come from another representative discourse of environmental training, rooted in an instrumentalized vision of sustainable education, in favor of capitalist economic development, devoid of critical reflections on EE practices, in the theses and dissertations in Agricultural Sciences. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências agrárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estado da arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursos ideológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agricultural sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | State of art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideological discourses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciencias agrícolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estado del arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidad | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental na área das ciências agrárias: um estudo a partir de teses e dissertações brasileiras | - |
| Título: dc.title | Environmental education in the area of agricultural sciences: a study based on brazilian theses and discsertions | - |
| Título: dc.title | Educación ambiental en el área de ciencias agrícolas: un estudio a partir de tesis y disertaciones brasileñas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: