Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes Junior, Jair | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Bianca Julioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:32:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:32:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251270 | - |
Descrição: dc.description | A alimentação vem se modificando gradativamente em função do contexto histórico social ao qual está inserida. As escolhas alimentares geram impactos não apenas na vida do indivíduo em termos de saúde, mas também em todo o ambiente que o rodeia. Admitindo a elevada e ampliada relevância do tema alimentação, objetivou-se analisar, o Currículo Paulista do Ensino Médio com foco na Grande Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, componente de Biologia, buscando identificar se, (1) há a presença da Educação Alimentar e Nutricional (EAN)?; e (2) se as competências e habilidades, vinculadas ao tema, propostas pelo currículo são suficientes para proporcionar aos egressos condições de atuarem em sociedade, por meio de suas escolhas e ações no mundo. Assim, foi realizada, por meio da análise documental, a caracterização do tema EAN junto a análise das competências e habilidades vinculadas ao mesmo, o que conduziu para uma elaboração de proposta didática tendo como modelo a sequência didática de Motokane (2015), como possível encaminhamento para a situação analisada. Constatou-se que, no documento curricular, a EAN foi apresentada como Tema Contemporâneo Transversal (TCT), sendo de livre escolha da escola e do professor seu ensino. Essa liberdade de escolha tem como possível consequência a completa ausência do tema devido a dois pontos principais: (a) nítidas lacunas formativas acrescidas da falta de material de apoio teórico; e (b) a falta de material didático pedagógico que auxilie no trabalho do professor. Fundamentada em tais constatações, o estudo expõe uma proposta pedagógica de organização do tema em três nichos que, por sua vez, orientou a elaboração de uma sequência didática, sustentando convergências com diretrizes de organização da atual política pública estadual para a Educação no Ensino Médio no Estado de São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | Nutrition has been gradually changing in accordance with the historical and social context in which it is inserted. Food choices have impacts not only on the individual's health, but also on the entire environment around them. Recognizing the high and expanded relevance of the theme of nutrition, the objective is to analyze the Curriculum of High School Education in São Paulo with a focus on the Great Area of Natural Sciences and Technologies, the component of Biology, seeking to identify if (1) there is the presence of Food and Nutritional Education (FNE); and (2) if the competencies and skills, linked to the theme, proposed by the curriculum are sufficient to provide graduates with the conditions to act in society, through their choices and actions in the world. Thus, through document analysis, the characterization of the FNE theme was carried out together with the analysis of the competencies and skills linked to the same, which led to the elaboration of a didactic proposal, having as a model the didactic sequence of Motokane, as a possible outcome for the analyzed situation. It was noted that, in the curricular document, the FNE was presented as a Transversal Contemporary Theme (TCT), being at the free choice of the school and the teacher whether to teach it or not. This freedom of choice has as a possible consequence the complete absence of the theme due to two main points: (a) clear gaps in formation, added to the lack of theoretical support material; and (b) the lack of didactic pedagogical material that can assist the teacher. Based on these findings, the study presents a pedagogical proposal for the organization of the theme in three niches that, in turn, guided the elaboration of a didactic sequence, supporting convergences with the organization guidelines of the current state public policy for Education in High School in the State of São Paulo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências e habilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas transversais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | - |
Título: dc.title | Educação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática | - |
Título: dc.title | Food and Nutrition Education in high school: characterization in the Paulista Curriculum and didactic proposal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: