Educação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista

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Autor(es): dc.contributorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.creatorCruz, Julio Cesar Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:17:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:17:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251263-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251263-
Descrição: dc.descriptionA educação física, apesar de ser obrigatória na educação básica, ainda enfrenta desafios, desconfianças e invisibilidade. Na educação infantil, a educação física não atua em sua plenitude, o que compromete a posição e o protagonismo do professor de educação física na escola. Dentro deste contexto, o pesquisador após anos de docência na EI, através de uma prática pedagógica voltada para a linguagem corporal, em que o vínculo, as emoções e as interações podem ser vistos como articuladores para uma abordagem interdisciplinar, fez o seguinte questionamento: qual o lugar, papel e as possibilidades da educação física e de seu professor na educação infantil, utilizando o PPP como caminho facilitador? Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a atuação do professor de educação física e o papel da disciplina na educação infantil, relacionada ao processo de elaboração e implementação do projeto político pedagógico (PPP). E nessa conjuntura, como a educação física pode agregar em termos de qualidade para o ensino das crianças da educação infantil, e para o processo de criação do PPP, através de uma práxis pedagógica onde a linguagem corporal atua como um articulador interdisciplinar. A pesquisa foi de natureza qualitativa, de modo exploratório, no tempo presente. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário a 25 professores de educação física da rede pública de ensino de São Paulo. Além disso, foi feita a análise documental de seis PPPs de escolas públicas da cidade de Itupeva-SP. Também foi realizada uma revisão de literatura, com a seleção de 27 artigos que sustentaram o arcabouço teórico para a compreensão e análise de dados através da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicaram que a formação inicial e continuada de professores de educação física não prepara os profissionais para participarem da elaboração e implementação do PPP. Além do mais, educação física tem pouco espaço na escola, e sua abordagem na EI ainda é predominantemente biológica e motora, em detrimento do lúdico, do brincar e da linguagem corporal. Quanto aos PPPs analisados, estes retratam o panorama exposto pelos professores, com pouco espaço para a educação física e, quando esta é abordada, é de forma tímida, equivocada e descontextualizada. Conclui-se, pois, que para enfrentar os desafios ainda existentes, o professor de educação física na educação infantil pode vislumbrar possibilidades de avanços em seu protagonismo, através de mudanças de perspectivas de atuação docente, trazendo a linguagem corporal como elemento de aproximação com outras áreas de conhecimento. Essa mudança pode ser significativa, no sentido de empoderar o professor e consequentemente aumentar as possibilidades de participação efetiva no momento da construção e aplicação do PPP, trazendo o real valor da educação física, em prol de uma educação infantil de mais qualidade para as crianças.-
Descrição: dc.descriptionDespite being mandatory in basic education, physical education still faces challenges, distrust, and invisibility. In early childhood education, physical education does not function to its full potential, which compromises the position and prominence of the physical education teacher in school. Within this context, the researcher, after years of teaching in early childhood education, through a pedagogical practice focused on body language, in which bonding, emotions, and interactions can be seen as connectors for an interdisciplinary approach, asked the following question: what is the place, role, and possibilities of physical education and its teacher in early childhood education, using the PPP as a facilitating path? Thus, the main objective of this research was to investigate the role of the physical education teacher and the role of the discipline in early childhood education, related to the process of elaboration and implementation of the political-pedagogical project (PPP). And in this context, how physical education can add in terms of quality for the teaching of children in early childhood education, and for the process of creating the PPP, through a pedagogical praxis where body language acts as an interdisciplinary connector.The research was of a qualitative nature, in an exploratory way, in the present time. For data collection, a questionnaire was applied to 25 physical education teachers from the public school system in São Paulo. In addition, a documentary analysis of six PPPs from public schools in the city of Itupeva-SP was carried out. A literature review was also conducted, with the selection of 27 articles that supported the theoretical framework for understanding and analyzing data through content analysis.The research results indicated that the initial and continuing education of physical education teachers does not prepare professionals to participate in the elaboration and implementation of the PPP. In addition, physical education has little space in school, and its approach in early childhood education is still predominantly biological and motor, to the detriment of playful, ludic activities, and, body language. As for the PPPs analyzed, they portray the panorama exposed by the teachers, with little space for physical education and, when it is addressed, it is in a timid, misguided, and decontextualized way. Therefore, it is concluded that, in order to face the challenges that still exist, the physical education teacher in early childhood education can envision possibilities for advances in their prominence, through changes in perspectives of teaching performance, bringing body language as an element of approximation with other areas of knowledge. This change can be significant in the sense of empowering the teacher and consequently increasing the possibilities of effective participation at the time of building and applying the PPP, bringing the real value of physical education, in favor of a higher quality early childhood education for children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/251262-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto político pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal-
Título: dc.titleEducação física infantil e projeto político pedagógico: o professor como agente protagonista-
Título: dc.titleChildhood physical education and pedagogical political project: the teacher as a protagonist agent-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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