Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Karen Lane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:15:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:15:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251228 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6573-2152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251228 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades das obras de Adriana Falcão (1960-) na formação do jovem leitor em âmbito escolar. Para tanto, analisou-se, a partir do aporte teórico da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), sua produção de potencial recepção juvenil, mais especificamente, as obras Luna Clara & Apolo Onze (2002) e P. S. Beijei (2004), em coautoria com Mariana Verissimo. Essas obras também foram eleitas para a recepção em sala de aula com os alunos do 7º ano (2022) e 8º ano (2023) do Ensino Fundamental II do Colégio Paraguaçu, situado no município de Paraguaçu Paulista, no Estado de São Paulo, onde atuo como professora de Língua Portuguesa. A escolha deveu-se ao fato de Falcão ter despertado o interesse desses alunos quando se depararam com um trecho, no material escolar do Sistema Anglo de Ensino, da obra Luna Clara & Apolo Onze (2002). Para a recepção dessas obras, elegeu-se o Método Recepcional, preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), pautado nos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996). Construiu-se a hipótese de que a leitura dessas obras de potencial recepção juvenil, dotadas de valor estético, pode ampliar o horizonte de expectativa dos jovens leitores. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work is to reflect about the potentiality of the pieces of Adriana Falcão (1960-) in the formation of the young reader in the school environment. For that, it was analyzed, from the theoretical contribution of the Aesthetics of Reception and Effect (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), her production of potential youth reception, more specifically, the pieces Luna Clara & Apolo Onze (2002) and P. S. Beijei (2004), co- authored with Mariana Verissimo. These pieces also were elected for the reception in the classroom with the students of the 7th (2022) and 8th grade (2023) from Colégio Paraguaçu, in the city of Paraguaçu Paulista, state of São Paulo, where she works as a Portuguese language teacher. The choice was due to the fact that Falcão aroused the interest of these students when they came across an excerpt, in the school material of the Anglo Teaching System, from the work Luna Clara & Apolo Onze (2002). For the reception of these pieces, the Recepcional Method was chosen, recommended by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), based on the theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception and Effect (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996). The hypothesis was built that the reading of these pieces of potential youth reception, endowed with aesthetic value, can broaden the horizon of expectation of young readers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falcão, Adriana, 1960- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores - Reação crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil (ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reader training | - |
Título: dc.title | Adriana Falcão: a produção literária juvenil e sua recepção em contexto escolar | - |
Título: dc.title | Adriana Falcão: youth literary production and its reception in school context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: