O ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Lilian Aparecida-
Autor(es): dc.creatorHolzhausen, Natasha Gallinari-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251199-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251199-
Descrição: dc.descriptionEsta é uma pesquisa qualitativa, um estudo documental que tem por objetivo comparar o Currículo do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista, especificamente nos conteúdos que se relacionem com a temática de esportes e para a etapa de ensino dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Inicialmente aborda-se a trajetória histórica da construção dos currículos seguida da contextualização do esporte na Educação Física Escolar e seus processos de curricularização, para posteriormente analisar a indicação de conteúdo, habilidades a serem desenvolvidas e conceito de avaliação presentes na estrutura destes dois documentos curriculares estaduais. Os resultados apresentaram diferenças de estrutura, conteúdo e orientação relacionados à Cultura Corporal de Movimento e às dimensões do conteúdo e do conhecimento. O valor deste estudo se expressa em perceber como tais diferenças implicam em contribuições a área e para que os professores atribuam maior significado e afinidade com os currículos e políticas públicas de educação, proporcionando maior alinhamento das atividades em aula com propostas pedagógicas que priorizem o desenvolvimento integral do aluno e que utilizem do conteúdo de esportes para o ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis is a qualitative research, a documentary study that aims to compare the Currículo do Estado de São Paulo and Currículo Paulista, making cuts for contents related to sports and for the teaching stage of the final years (6th to 9th grade) of elementary school. At first, historical trajectory of curricular construction is approached, followed by contextualization of sport in school physical education and its curricularization processes, after that it analyze the indication of content, skills to be developed and the concept of evaluation present in the structure of these two state curricular documents. The results showed differences in structure, content and orientation related to the Body Culture of Movement and the dimensions of content and knowledge. The value of this study is expressed in realizing how such differences imply contributions to the area and for teachers to attribute greater meaning and affinity with the curricula and public education policies, providing greater alignment of classroom activities with pedagogical proposals that prioritize student integral development by using sports content for teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectSão Paulo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Título: dc.titleO ensino do esporte na Educação Física: uma análise entre o currículo de São Paulo e o currículo paulista-
Título: dc.titleSports teaching in physical education: an analysis between the curriculum of the state of São Paulo and the paulista curriculum-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.