Dueto: aprendendo em dupla: processo de desenvolvimento de brinquedo inclusivo com foco em crianças com Transtorno do Espectro Autista

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedola, Fausto Orsi-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Mariana Anjos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251175-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomete principalmente as habilidades comportamentais, sociais e cognitivas e cada criança apresenta suas preferências e peculiaridades e requerem um planejamento pedagógico inclusivo e especializado para se adaptar às suas necessidades de aprendizagem. A problemática analisada ao decorrer da pesquisa, foi o fato de que os jogos e brinquedos presentes no mercado, em sua maioria, estimulam sim a interação, porém, de modo competitivo e isso pode gerar um grande gatilho para as crianças com TEA, podendo levar ao desestímulo, desinteresse ou até mesmo crises agressivas. O objetivo do projeto é a criação de um brinquedo inclusivo, com foco em crianças com TEA, visando ser utilizado como um recurso de aprendizagem em escolas e clínicas de tratamento especializado, de modo que estimule alguns eixos psicomotores como a interação social através do incentivo da fala, além de possibilitar a execução de atividades que trabalhem a coordenação motora fina, de maneira divertida e eficiente para contribuir com o processo de desenvolvimento de cada um dos usuários. Para isso, houve a realização de estudos sobre o transtorno e sobre a questão de inclusão social, além de entrevistas com profissionais da área para validação do projeto, sendo julgado com grande potencial em estimular a interação social positiva.-
Descrição: dc.descriptionAutistic Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that mainly affects behavioral, social and cognitive skills and each child has their preferences and peculiarities and requires an inclusive and specialized pedagogical planning to adapt to their learning needs. The problem analyzed during the research was the fact that most games and toys on the market do stimulate interaction, but in a competitive way, and this can be a major trigger for children with ASD, which can lead to discouragement, disinterest, or even aggressive crises. The project's goal is to create an inclusive toy, focused on children with ASD, in order to be used as a learning resource in schools and specialized treatment clinics, so that it stimulates some psychomotor axes such as social interaction through speech stimulation, besides enabling the execution of activities that work fine motor coordination, in a fun and efficient way to contribute to the development process of each user. To this end, studies were carried out on the disorder and on the issue of social inclusion, in addition to interviews with professionals in the area to validate the project, and it was judged to have great potential in stimulating positive social interaction.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBrinquedo-
Título: dc.titleDueto: aprendendo em dupla: processo de desenvolvimento de brinquedo inclusivo com foco em crianças com Transtorno do Espectro Autista-
Título: dc.titleDuet: learning in pairs: inclusive toy development process focusing on children with Autism Spectrum Disorder-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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