Os destroços de uma juventude delinquente: David Bowie e o rock da década de 1970

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFenerick, José Adriano-
Autor(es): dc.creatorGomes, José Cesar Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:43:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:43:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251104-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/3821443036752530-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-3919-823X-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251104-
Descrição: dc.descriptionEm maio de 1972, o artista David Bowie gravou a música “All The Young Dudes” com a banda Mott the Hoople. Na narrativa da canção, o músico descreve personagens em um contexto de completo desamparo, tocando em temas como suicídio e descrevendo como aquela sociedade conservadora enxergava a geração pós-verão do amor, chamando-a de “destroços de uma juventude delinquente”. O presente projeto pretende observar quais transformações o rock apresentou na medida em que a contracultura se enfraqueceu, dado que o rock e público possuiam uma relação dialética e entendemos que a música popular carrega a contradição de ser ao mesmo tempo ruptura e permanência. Assim, a discussão é feita a partir da análise dos discos de David Bowie lançados entre 1970 e 1972, considerando os aspectos de montagem e produção em sua experimentação sonora e o diálogo com as práticas musicais contemporâneas a seus lançamentos.-
Descrição: dc.descriptionIn May 1972, David Bowie recorded the song "All The Young Dudes" with the band Mott the Hoople. In the song's narrative, the musician describes characters in a context of complete helplessness, touching on themes like suicide and describing how that conservative society viewed the post-summer of love generation, calling them "the wreckage of a delinquent youth". This project aims to analyse the transformations that rock presented as the counterculture waned, given that rock and the public had a dialectical relationship and we understand that popular music carries the contradiction of being both rupture and permanence. The discussion is based on an analysis of David Bowie's albums released between 1970 and 1972, considering the aspects of montage and production in his sound experimentation and the dialogue with musical practices contemporary to his releases.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDavid Bowie-
Palavras-chave: dc.subjectRock-
Palavras-chave: dc.subjectContracultura-
Palavras-chave: dc.subjectCounterculture-
Título: dc.titleOs destroços de uma juventude delinquente: David Bowie e o rock da década de 1970-
Título: dc.titleThe wrecks of a teenage youth: David Bowie and 1970 rock-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.