Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osti, Andréia | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Giovana Massaro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/251101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251101 | - |
Descrição: dc.description | A importância do ato de saber ler e escrever está fundamentada na concepção de que a linguagem é um dos aspectos responsáveis pela interação humana, sendo essencial para o desenvolvimento intelectual e pela realização do intercâmbio cultural do ser humano. Contudo, apesar desta evidente necessidade, o problema do analfabetismo sempre marcou o contexto histórico do país. Ademais, explicita-se também o agravante estabelecido pela conjuntura da pandemia da COVID-19, no ano de 2020/2021, que, devido à imposição do ensino remoto, sem as estruturas necessárias para tal, corrobora ainda mais para essa questão. Deste modo, esta pesquisa teve como objetivo compreender, a partir da percepção de docentes, o impacto causado pela pandemia da COVID-19 e pelo ensino remoto no processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa. Foi realizada uma entrevista on-line com cada professora alfabetizadora pré-selecionada, de forma a observar as percepções destas acerca do impacto da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem da escrita. Participaram desta pesquisa quatro professoras da Rede Municipal de Limeira, sendo duas do 1º e duas do 2° ano do Ensino Fundamental do ano de 2020. Os resultados apontaram que o processo de ensino-aprendizagem da escrita em contexto de ensino remoto apresentou diversos desafios, como a dificuldade de se ensinar à distância, a baixa participação dos estudantes nas aulas e atividades propostas, a adaptação em curto prazo ao novo método de ensino, entre outros. Por outro lado, evidenciou-se também que a tecnologia foi uma grande aliada nesse momento, pois somente a partir dela foi possível dar continuidade ao ensino. Da mesma forma, destacou-se a importância e a necessidade da participação das famílias durante esse período. Neste sentido, ressalta-se a importância de estudos como este, uma vez que a partir das percepções das docentes, foi possível verificar quais foram os impactos mais diretos da pandemia de COVID-19 para este grupo, possibilitando, assim, refletir acerca da alfabetização e da aquisição da escrita, nesta circunstância. | - |
Descrição: dc.description | The importance of knowing how to read and write is based on the conception that language is one of the aspects responsible for human interaction, being essential for intellectual development and for the realization of cultural exchange between human beings. However, despite this need, the problem of illiteracy has always marked the historical context of the country. Moreover, it is also explained the aggravating factor established by the conjuncture of the COVID-19 pandemic, in 2020/2021, which, due to the imposition of remote education, without the necessary structures for this, corroborates even more for this issue. Thus, this research aimed to verify, from the perception of teachers, the impact caused by the COVID-19 pandemic and remote teaching in the process of acquiring the Alphabetic Writing System (AWS). The methodology of this study is qualitative. An online interview was conducted with each pre-selected literacy teacher, in order to observe their perceptions about the impact of the COVID-19 pandemic on the teaching-learning process of writing. Four teachers of Limeira city participated in this research, two of them from the 1st and two of the 2nd year of elementary school in 2020. The results showed that the process of teaching and learning writing in a context of remote teaching presented several challenges, such as the difficulty of teaching distance, the low participation of students in classes and proposed activities, the short-term adaptation to the new teaching method, among others. On the other hand, it was also evidenced that technology was a great ally at that moment, because only from it was it possible to continue teaching. Similarly, the importance and need for the participation of families during this period was highlighted. In this sense, the importance of studies like this is emphasized, since from the perceptions of teachers, it was possible to verify what were the most direct impacts of the COVID-19 pandemic for this group, thus allowing us to reflect on literacy and writing acquisition in this circumstance. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Escrita Alfabética (SEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alphabetic Writing System (AWS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Título: dc.title | Percepções docentes sobre o processo de ensino-aprendizagem da escrita de alunos no contexto de pandemia da Covid-19 | - |
Título: dc.title | Teacher's perceptions about the teaching-learning process of student's wrinting in the context of the Covid-19 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: