Necroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas

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Autor(es): dc.contributorXavier, Juarez Tadeu de Paula-
Autor(es): dc.creatorLopes, Débora Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:46:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:46:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251066-
Descrição: dc.descriptionVivencia-se uma sociedade delineada por sistemas de poder, como o racismo e o capacitismo, que são retroalimentados pela necropolítica. Por estar presente em toda a sociedade, a política da morte também atinge espaços pedagógicos, como a escola, que deveria formar cada indivíduo em seus aspectos culturais, sociais e cognitivos. Contudo, a necropolítica dentro desses espaços, denominada necroeducação, obstrui o acesso, o ensino e a permanência de populações marginalizadas, como a negra e com deficiência. Sendo assim, o presente trabalho busca investigar o processo de formação educacional básica dos grupos mencionados, bem como apontar políticas públicas, estratégias tecnológicas e midiáticas que possam ampliar as possibilidades de inclusão educacional. Para tanto, desenvolveu-se um estudo etnográfico em uma Escola de Ensino Fundamental na periferia de São Vicente - SP, em que se buscou observar os processos, as pessoas, sobretudo os calungas (educandos nascidos em São Vicente), as plataformas e os protocolos dos sujeitos envolvidos e da instituição. Diante disso, as tecnologias mundanas apresentam-se como mecanismos de enfrentamento da necroeducação, pois promovem a educação interseccional e para a diversidade, que é obrigatoriamente inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionSociety is shaped by power systems such as racism and ableism, which are reinforced by necropolitics. As it permeates all levels of society, the politics of death also affects educational spaces like schools, which should foster the development of individuals in their cultural, social, and cognitive aspects. However, necropolitics within these spaces, known as necroeducation, hinders access, teaching, and the presence of marginalized populations, such as Black individuals and those with disabilities. Therefore, this study aims to investigate the process of basic educational formation for the mentioned groups and propose public policies, technological strategies, and media approaches that can enhance educational inclusion opportunities. To achieve this, an ethnographic study was conducted in an elementary school located in the outskirts of São Vicente, SP, on what the processes, individuals, particularly the "calungas" (students born in São Vicente), platforms, and protocols of the subjects involved and the institution itself were observed. In light of this, everyday technologies emerge as mechanisms to confront necroeducation, as they promote intersectional and diversity-focused education that is inherently inclusive-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNecroeducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Mundanas-
Título: dc.titleNecroeducação, diversidade e inclusão: um estudo etnográfico sobre a formação básica de adolescentes calungas-
Título: dc.titleNecroeducation, diversity, and inclusion: an ethnographic study on the basic education of calunga adolescents-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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