A poluição ambiental no município de Santa Gertrudes (SP): um estudo com professores da rede municipal de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSgobi, Talita Martins de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:50:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:50:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/251021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/251021-
Descrição: dc.descriptionA poluição do ar tem sido tema de diversas pesquisas pelo seu aumento no decorrer dos anos. Esta investigação parte dos dados alarmantes sobre a poluição no município de Santa Gertrudes. A pesquisa foi realizada nas escolas do município e teve como objetivo identificar se os documentos oficiais trabalham as questões ambientais, compreender as percepções dos professores sobre a Educação Ambiental e quais práticas pedagógicas que utilizam em sala de aula relacionadas à problemática ambiental do município: a poluição do ar. Para a realização desta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa. A coleta de dados envolveu procedimentos como os documentos oficiais do município, a aplicação dos questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada a partir do método da triangulação de dados. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa ficou evidente a ausência de pesquisas cientificas sobre a poluição do ar, os documentos pouco mencionam políticas públicas para controlar e fiscalizar a emissão de poluentes. Nos questionários, os dados revelam a falta de projetos e trabalhos de campo que contribuam para o contato com a realidade vivida, especificamente sobre a poluição do ar no município. Nas entrevistas encontramos as manifestações de professoras que trabalham ou querem trabalhar com estas questões em sala de aula. Destacamos a importância de pensar as particularidades e especificidades do município, para que as ações produzam significados e façam parte do cotidiano dos alunos. É preciso que seja priorizado a Educação Ambiental no município para que haja compreensão da problemática ambiental por parte dos alunos, envolvendo reflexões e ações educativas voltadas para o questionamento, para compreender a causa desses problemas, problematizando o papel da sociedade nesse processo.-
Descrição: dc.descriptionAir pollution has been the subject of several studies due to its increase over the years. This investigation is based on alarming data on pollution in the municipality of Santa Gertrudes. The research was carried out in schools in the municipality and aimed to identify whether official documents deal with environmental issues, understand the perceptions of teachers about Environmental Education and what pedagogical practices they use in the classroom related to the environmental problem of the municipality: pollution donate. To carry out this research, a qualitative approach was used. Data collection involved procedures such as official city documents, application of questionnaires and semi-structured interviews. Data analysis was performed using the data triangulation method. Among the results obtained in this research, the absence of scientific research on air pollution was evident, the documents barely mention public policies to control and supervise the emission of pollutants. In the questionnaires, the data reveal the lack of projects and field work that contribute to the contact with the lived reality, specifically about air pollution in the municipality. In the interviews, we found the manifestations of teachers who work or want to work with these issues in the classroom. We highlight the importance of thinking about the particularities and specificities of the municipality, so that the actions produce meaning and become part of the students' daily lives. It is necessary that Environmental Education be prioritized in the municipality so that there is understanding of the environmental problem by the students, involving reflections and educational actions aimed at questioning, to understand the cause of these problems, problematizing the role of society in this process.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição do ar-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectAir pollution-
Título: dc.titleA poluição ambiental no município de Santa Gertrudes (SP): um estudo com professores da rede municipal de ensino-
Título: dc.titleEnvironmental pollution in the municipality of Santa Gertrudes (SP): a study with teachers from the municipal education network-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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