
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barrozo, Sidineia | - |
| Autor(es): dc.contributor | E. E. Prof. Angelo Martino | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Daiane do Prado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:01:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:01:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250998 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250998 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa ora descrita teve como objetivo investigar as contribuições que o emprego de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem metodologicamente baseada nos pressupostos do Design-Based Research In Innovative Education Framework proporciona na aprendizagem efetiva dos conteúdos de Forças Intermoleculares. Tomou-se como referencial teórico o submodelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida, que prevê momentos de interação com o professor e demais alunos em contrapartida àqueles de estudos individuais. Portanto, para viabilização do processo, empregou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A abordagem metodológica é qualitativa, haja vista compor-se de ciclos iterativos para aperfeiçoamento da proposta. Esta pesquisa foi conduzida com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Angelo Martino, interior do Estado de São Paulo. Seu desenvolvimento permitiu a constatação de que a implementação de metodologias híbridas de ensino, que privilegiam o protagonismo do aluno, o tira de sua zona de conforto e naturalmente gera resistência. | - |
| Descrição: dc.description | The research described herein aimed to investigate the contributions that the use of a Teaching-Learning Sequence methodologically based on the assumptions of the Design-Based Research In Innovative Education Framework provides in the effective learning of the contents of Intermolecular Forces. The Flipped Classroom Hybrid Teaching submodel was taken as a theoretical reference, which provides moments of interaction with the teacher and other students in contrast to those of individual studies. Therefore, to make the process viable, the VLE Moodle https://quimicadboa.com was used. The methodological approach is qualitative, considering that it is composed of iterative cycles to improve the proposal. This research was conducted with 2nd grade high school students at E. E. Prof. Angelo Martino, interior of the State of São Paulo. Its development allowed the realization that the implementation of hybrid teaching methodologies, which favor the student's protagonism, takes him out of his comfort zone and naturally generates resistance. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | DBRIEF | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SEA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Forças Intermoleculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Salas de aula invertida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem baseada na pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
| Título: dc.title | Uma proposta de Ensino Híbrido para o conteúdo de Forças Intermoleculares | - |
| Título: dc.title | A blended learning proposal for the content of Intermolecular Forces | - |
| Título: dc.title | Una propuesta de blended learning para el contenido de Fuerzas Intermoleculares | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: