
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Turra Neto, Nécio | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Diego Elias Santana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:42:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:42:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250977 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/1463486445505331 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250977 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como intuito estudar o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Campo Limpo, situado na zona sul do Município de São Paulo, como alternativa para a EJA na cidade, enquanto potência criativa e inovadora na educação, a partir de uma proposta de educação pública, territorializada, popular, comunitária, social e cidadã. A partir desse contexto inicial temos como questão principal apreender como o Cieja CL sobrevive, como resiste perante os tensionamentos impostos dentro das dificuldades e precariedades enfrentadas cotidianamente, utilizando como recorte temporal a abertura do Cemes, em 1993 até o momento de realização da pesquisa, em 2022. O objetivo geral é identificar como os sujeitos da comunidade Cieja CL (gestão, professores, funcionários, servidores, parceiros) constroem o centro enquanto território educativo (alternativo) de resistência, fazendo com que este se sustente no mundo. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work is to study the Campo Limpo Integrated Youth and Adult Education Center, located in the south zone of the Municipality of São Paulo, as an alternative to EJA in the city, as a creative and innovative power in education, based on a proposal of public, territorialized, popular, community, social and citizen education. From this initial context, the main question is to apprehend how Cieja CL survived, how to resist in the face of tensions imposed within the difficulties and precariousness faced on a daily basis, using as a temporal cut the opening of Cemes, in 1993, and the moment of carrying out the research, in 2022. The general objective is to identify how the subjects of the Cieja CL community (management, teachers, employees, servants, partners) build the center as an educational (alternative) territory of resistance, making it sustainable in the world. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto educacional territorializado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e território | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Territorialized educational project | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education and territory | - |
| Título: dc.title | Entre o acolhimento e os patamares de aprendizagem: o tecer da rede na construção do território CIEJA CL | - |
| Título: dc.title | Entre la recepción y los niveles de aprendizaje: el tejido de la red en la construcción de territorio CIEJA CL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: