
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Nelson Luis | - |
| Autor(es): dc.creator | Toledo, Karoline Barbosa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250955 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250955 | - |
| Descrição: dc.description | O constante fluxo migratório que instalou-se na contemporaneidade coloca em evidência não apenas questões sociais e econômicas como também questões identitárias. A partir desse contexto adverso, surge, no Quebec, ao final do século XX, um novo conceito literário dedicado ao registro da vivência migrante, denunciando a problemática de uma experiência de vida condicionada a um constante “entre-lugar”: a literatura migrante. Visto que grupos específicos desvalorizados socialmente são as categorias mais fragilizadas em contextos de adversidade, a literatura migrante tornou-se uma ferramenta essencial no registro histórico da luta pela (re)descoberta de si. Retratando a vivência de indivíduos que precisam enfrentar o sentimento de não pertencimento e, ao mesmo tempo, adaptar-se a novos costumes e a uma nova cultura, a escrita de mulheres imigrantes transformou-se em instrumento de resistência perante uma sociedade que nem sempre as acolhe. Tomando como base teórica as noções de identidade pessoal, identidade nacional e atribuição de identidade de Hall (2000), Silva (2000) e Wardwood (2000), lançando mão da obra La dot de Sara (1995), de Marie-Célie Agnant, nos dedicaremos a compreender as nuances identitárias de mulheres negras e imigrantes, procurando investigar quais os mecanismos e estratégias adotados por elas nessa constante negociação em busca de si mesmas ao longo do processo de imigração. | - |
| Descrição: dc.description | The constant migration flux that took place in modernity highlights not only social and economic matters, but also identity ones. It is in this scenario, taking place in Quebec at the end of the 20th century that a new literary concept emerges, dedicated to registering the struggles of migrants living in exile and denouncing the strive of existing restricted to a constant “in-between”: the migrant literature. Knowing that groups in social disadvantages are the most affected in adversity contexts, migrant literature became an essential tool regarding the historical registration of imigrant’s identity conflicts. Reporting the living of those who fight the non-belonging feeling and, at the same time, try to fit inside a new culture, women’s writing turned into a crucial instrument of resistance, fighting back to a society that does not always embrace them. Using HALL’s (2000), SILVA’s (2000) and WARDWOOD’s (2000) concepts regarding personal, national identity and identity development, this project will analyze Marie-Célie Agnant’s black migrant women characters in La dot de Sara (1995), investigating the transitions and the changes in the constant negotiation on the search for one’s self in exile. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imigrante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura migrante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Immigrant | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Migrant literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Black woman | - |
| Título: dc.title | Os conflitos identitários da mulher negra retratados na literatura migrante de Marie-Célie Agnant | - |
| Título: dc.title | Les conflits identitaires des femmes noires dans la littérature migrante de Marie-Célie Agnant | - |
| Título: dc.title | Black woman's identity conflicts portayed in Marie-Célie Agnant's migrant literature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: