Limite entre técnica e expressividade na pedagogia da flauta doce e seu repertório contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRay, Sonia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorZaine, Alfredo Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:46:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:46:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/250853-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250853-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo discutir a técnica e a expressividade na pedagogia da performance da flauta doce, sob o recorte de contemporâneas compostas após 1960. O objetivo principal é identificar o limite entre a técnica e a expressividade no repertório gráfico para flauta doce e, assim, demonstrar que é possível ensinar e realizar uma performance musical expressiva do repertório contemporâneo para flauta doce, fazendo uso das ferramentas adequadas. Para tanto serão discutidos os conceitos que dão suporte a esta tese dos autores Ray (2019), Meissner (2018, 2021), Juslin (2003; 2004) e Castelo (2018), sobre expressividade e a pedagogia que suporta o ensino da performance musical, bem como na aplicação conceitual das técnicas estendidas para flauta doce como fator de musicalidade e expressividade. As obras Figurationen III e Rezitative (VETTER, 1966), Rara (BUSSOTTI, 1966) e Paintings (ANDRIESSEN, 1967) serão objeto do estudo e aplicação dos conceitos dos autores supracitados. De forma preliminar, nota-se que os estudos sobre performance musical e a cisão entre a pedagogia e estudos de expressividade apresentam um cenário bastante promissor quando pensamos na maneira como se ensina ou se prepara uma obra contemporânea para flauta doce. Embora comumente descrito como “difícil”, este tipo de repertório pode ser suporte tanto para o desenvolvimento técnico como para o desenvolvimento da musicalidade, obtendo-se assim uma performance musical expressiva. O texto está estruturado em três capítulos, a saber: [1] Revisão de literatura e referencial teórico; [2] Possibilidades técnicas, expressivo-musicais e interpretativas no repertório pós-1960 para flauta doce; [3] Limite entre técnica e expressividade na construção da performance da música contemporânea para flauta doce.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to discuss technique and expressivity in the pedagogy of recorder performance, focusing on contemporary works composed after 1960. The main objective is to identify the limit between technique and expressivity in the graphic repertoire for the recorder and to demonstrate that it is possible to teach and perform an expressive musical performance of contemporary repertoire for the recorder by using appropriate tools. To achieve this, the concepts that support this thesis by authors Ray (2019), Meissner (2018, 2021), Juslin (2003; 2004), and Castelo (2018) about expressivity and the pedagogy that supports the teaching of musical performance will be discussed, as well as the conceptual application of extended techniques for the recorder as a factor of musicality and expressivity. The works Figurationen III and Rezitative (VETTER, 1966), Rara (BUSSOTTI, 1966), and Paintings (ANDRIESSEN, 1967) will be the objects of study and application of the concepts of the aforementioned authors. Preliminarily, it is noted that studies on musical performance and the division between pedagogy and studies of expressivity present a promising scenario when we think about how to teach or prepare a contemporary work for the recorder. Although commonly described as “difficult” this type of repertoire can support both technical development and musicality development, thus chieving an expressive musical performance. The text is structured into three chapters, namely: [1] Literature review and theoretical framework; [2] Technical, expressive-musical, and interpretive possibilities in post-1960 repertoire for the recorder; [3] Limit between technique and expressivity in constructing the performance of contemporary music for the recorder.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.description001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFlauta doce-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Execução-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Título: dc.titleLimite entre técnica e expressividade na pedagogia da flauta doce e seu repertório contemporâneo-
Título: dc.titleBoundaries between technique and expressiveness in the pedagogy of the recorder and its contemporary repertoire-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.