
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Storolli, Wânia Mara Agostini | - |
| Autor(es): dc.creator | Santiago, Frederico Cunha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:28:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:28:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250849 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250849 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como tema a escuta das vocalidades em cena durante o processo de preparação e criação vocal para montagens de espetáculos de teatro, trazendo análises e reflexões fundamentadas em minha trajetória como artista pesquisador. A partir de anotações desses processos criativos feitas em cadernos-diários e da escuta-memória das vozes de atores e atrizes, as práticas vocais foram analisadas, organizadas e atualizadas, pautando-se conceitos sobre voz, linguagem, escuta, vocalidade e preparação vocal. O estudo desses aspectos voltados ao teatro trouxe o reconhecimento de que as vocalidades são relacionais, por um querer se comunicar, escutar e ser acolhido pelo outro em cena; que voz, no campo da relação, da criação e da elaboração artística em conjunto com o outro, pode ser efetuada como linguagem artística para além da sua restrita função representativa com palavras, e que a iniciativa de preparação vocal, nesse contexto de exploração, desenvolvimento e prática, pode se desdobrar em múltiplas funções, gerando pesquisa e criações vocais, criação de novas formas vocais e, consequentemente, exigindo um acabamento na organização desses materiais numa cocriação com os atores alinhada com a direção e com a concepção do espetáculo de teatro. | - |
| Descrição: dc.description | This research has as its theme the listening of vocalities on stage during the process of preparation and vocal creation for staging theater performances, bringing analyzes and reflections based on my trajectory as a research artist. From the notes of these creative processes made in daily notebooks and the listening-memory of the voices of actors and actresses, vocal practices were analyzed, organized and updated, based on concepts about voice, language, listening, vocality and vocal preparation. The study of these aspects related to the theater brought the recognition that the vocalities are relational, because one wants to communicate, listen and be welcomed by the other on stage; that voice, in the field of relationship, creation and artistic elaboration together with the other, can be performed as an artistic language beyond its restricted representative function with words, and that the initiative of vocal preparation, in this context of exploration, development and practice, can unfold in multiple functions, generating research and vocal creations, creation of new vocal forms and, consequently, demanding a finishing in the organization of these materials in a cocreation with the actors aligned with the direction and the conception of the theater performances. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação teatral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vocality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Listening | - |
| Título: dc.title | Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais | - |
| Título: dc.title | Listening to vocals on stage: preparation and vocal creation in theatrical productions | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: