Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leote, Rosângela da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Queen's University | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Branca de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Tsuda, Carlos Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:06:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:06:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250796 | - |
Descrição: dc.description | Nesta tese de doutorado, proponho um aprofundamento teórico e conceitual acerca do meu processo criativo, através de um exercício da releitura de trabalhos realizados, da continuação de pesquisas artísticas em andamento, e de novas criações nas regiões fronteiriças entre a performance, a arte sonora, a música experimental, a arte-instalação, a arte participativa, a intervenção urbana e a performance para espaço público. Entendendo que a discussão conceitual em diálogo com a prática artística possibilita uma compreensão mais complexa e completa do tema - e que tais sobreposições propiciam um rico leque de percepções tácitas e conexões polissêmicas entre o sensível e o racional -, proponho um texto seccionado em três partes principais que podem ser lidas de múltiplas formas e em qualquer ordem: (1) conjunto de registros fotográficos e em vídeo das obras; (2) reflexões sobre os processos criativos e (3) uma leitura crítica a partir da elaboração do conceito de devir ambiente e suas variações, em que identifico similitudes e proximidades entre as obras e em como se dão suas operações poéticas. Elaboro, portanto, uma teia rizomática interdisciplinar que hibridiza formas diferentes de produção de conhecimento, no intento de possibilitar uma melhor compreensão dos agenciamentos poéticos e estéticos constituintes dos processos criativos. | - |
Descrição: dc.description | In this doctoral thesis, I propose a theoretical and conceptual deepening of my creative process, through an exercise of rereading pre-existing artworks, the continuation of artistic research in progress, and the proposition of new creations in the border regions between performance, sound art, xperimental music, installation art, participatory art, urban intervention and performance for public space. Understanding that the conceptual discussion in dialogue with artistic practice enables a more complex and complete understanding of the theme - and that such overlaps provide a rich range of tacit perceptions and polysemic connections between the sensible and the rational -, I propose a text divided into three main parts which can be read in multiple ways and in any order: (1) a set of photographic and video records of the works; (2) reflections on the creative processes and (3) a critical reading from the elaboration of the concept of becoming environment and its variations, in which I identify similarities and proximities between the artworks and in how their poetic operations take place. Therefore, I elaborate an interdisciplinary rhizomatic web that hybridizes different forms of knowledge production, in an attempt to enable a better understanding of the poetic and aesthetic assemblages that constitute the creative processes. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Devir (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
Título: dc.title | A vida é uma utopia? devir ambiente devir vírus devir kinestésico devir neblina devir ma devir pós-anímico | - |
Título: dc.title | Life is a utopia? becoming environment becoming virus becoming kinesthetic becoming fog becoming ma becoming post-animist | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: