Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Nelson Luís | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, John David Peliceri da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/250794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250794 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta tese é elucidar cronotopos em trucagem, enquanto superestrutura discursiva do plano simbólico, nas descrições citadinas do narrador-personagem, Pero Vaz de Caminha, no romance histórico “Concerto amazônico” (2008), de Álvaro Cardoso Gomes. Por meio de uma linguagem neobarroca, os cronotopos citadinos vêm à tona, fazendo com que o narrador-personagem percorra a essência simbólica no rito edípico. Durante o percurso do rito edípico, a estética é apresentada, porquanto realiza a ruptura cronotópica, a partir da fusão do belo com o grotesco que, em seguida, sofre cisão pela presença do sublime arrebatador. Com o objetivo de analisar a linguagem simbólica, esta tese examina as identidades femininas, que aparecem na construção das cidades ficcionais, visitadas pelo narrador-personagem, Pero Vaz de Caminha. As imagens femininas são modos de expressão da memória coletiva, da história consagrada e da magia cindível, a fim de justificar a importância da trucagem nos processos narrativos do romance histórico. Assim, a narrativaneobarroca do romance histórico contribui para a compreensão da identidade feminina, nas passagens simbólicas das trucagens esfíngicas das cidades ficcionais. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this thesis is to elucidate chronotopes in trickery, as a discursive superstructure of the symbolic plane, in the city descriptions of the narrator-character, Pero Vaz de Caminha, in the historical novel “Concerto Amazônico” (2008), by Álvaro Cardoso Gomes. Through a neo-baroque language, city chronotopes come to the surface, making the narrator-character go through the symbolic essence in the oedipal rite. During the course of the oedipal rite, aesthetics is presented, as it performs the chronotopic rupture, based on the fusion of the beautiful with the grotesque, which then undergoes a split due to the presence of the overwhelming sublime. With the aim of analyzing symbolic language, this thesis examines female identities, which appear in the construction of fictional cities, visited by the narratorcharacter Pero Vaz de Caminha. Female images are modes of expression of collective memory, consecrated history and splitting magic, in order to justify the importance of trickery in the narrative processes of the historical novel. Thus, the neo-baroque narrative of the historical novel contributes to the understanding of female identity, in the symbolic passages of sphinx tricks in fictional cities. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caminha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cronotopo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trucagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simbólico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Belo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sublime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chronotope | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trucage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beautiful | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sublime | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminine | - |
Título: dc.title | Cronotopo em trucagem: um estudo sobre o simbólico em “concerto amazônico”, de Álvaro Cardoso Gomes | - |
Título: dc.title | Chronotope in trick: a study about the symbolic in "concerto amazônico", by Álvaro Cardoso Gomes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: