Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Manzione, Rodrigo Lilla | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Gabriel Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:22:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:22:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250700 | - |
Descrição: dc.description | O ensino em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem se mostrado cada vez mais presente nos currículos do ensino superior nas últimas décadas. Contudo, o ritmo de aprendizado geralmente lento e sua aplicação em questões específicas ainda representam um desafio para a sua difusão, especialmente quando o público-alvo é constituído por adultos que se distanciaram das universidades há algum tempo. Esta dissertação está relacionada com um projeto voltado para políticas públicas, cujo objetivo foi a transferência de conhecimento em água subterrânea, por meio de treinamento destinado a técnicos de órgãos públicos e do terceiro setor, que estão inseridos na Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (BH-SMT). O foco principal foi a aprendizagem centrada em problemas reais, para os quais o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) se configura como uma ferramenta potente e, em muitos casos, é indispensável. Com está dissertação, busca-se apresentar métodos e procedimentos de transferência de conhecimento em águas subterrâneas e no uso do SIG, por meio de operações básicas. Além disso, este trabalho teve como produto final um roteiro técnico contendo informações que possibilitem consultas e operações simples de como realizar o curso e aplicar junto com técnicas de SIG, necessárias à gestão das águas subterrâneas. Esse roteiro pode ser utilizado fora do âmbito do comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê, expandindo a aplicação do conhecimento para outras bacias. | - |
Descrição: dc.description | he teaching of Geographic Information Systems (GIS) has become increasingly prevalent in higher education curriculums over recent decades. However, the generally slow learning pace and its application to specific issues remain challenges for its dissemination, particularly when the target audience consists of adults who have been removed from universities for some time. This dissertation is related to a public policy project, which aimed at transferring knowledge in groundwater through training for public and third-sector technicians who are part of the Sorocaba and Middle Tietê River Basin (BH-SMT). The primary focus was on problem-centred learning, for which the use of Geographic Information Systems (GIS) serves as a powerful tool and, in many cases, is indispensable. This dissertation seeks to present methods and procedures for transferring knowledge in groundwater and the use of GIS through basic operations. Additionally, this work resulted in a technical guide containing information that enables consultations and simple operations on how to carry out the course and apply it alongside GIS techniques, necessary for the management of groundwater. This guide can be used beyond the scope of the Sorocaba and Médio Tietê River Basin Committee, expanding the application of knowledge to other basins. | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical manual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Título: dc.title | Transferência de conhecimento no uso de sistemas de informações geográficas (sig) aplicado à gestão de águas subterrâneas em bacias hidrográficas | - |
Título: dc.title | Knowledge transfer in the use of geographic information systems (GIS) applied to groundwater management in river basins | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: