Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ricardo Desidério da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:14:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:14:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250658 | - |
Descrição: dc.description | A realização de um trabalho em Educação Sexual conversa com diferentes saberes e, por isso, esta dissertação traz etapas que consideramos importantes para a implementação de um programa de Educação Sexual que valorize a formação docente, a prática pedagógica em sala de aula e a parceria com famílias. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo trazer a essencialidade de um trabalho pedagogicamente planejado, contextualizando aspectos históricos em uma sequência cronológica de 1900 a 2023, os aspectos conceituais e pedagógicos e as políticas públicas realizadas no Brasil nas últimas décadas. Diante de diversas resistências a respeito do tema, julgamos necessário fundamentar este trabalho com aspectos normativos e legais, utilizando documentos dos quais o Brasil é signatário. Aliados à revisão de literatura, imprescindível à análise descritiva que embasa este estudo, concluímos com a apresentação de dois suplementos pedagógicos voltados para os(as) professores(as) e de dois guias de orientação para famílias a partir das temáticas corpo e gênero e com as conclusões finais. | - |
Descrição: dc.description | The accomplishment of a work on Sexual Education involves different types of Knowledge. Accordingly, this research presents crucial stages for the implementation of a Sexual Education Program which values teacher training, pedagogical practices in the classroom, and collaboration with families. In this regard, the current study aims at emphasizing the pedagogical significance of a well-planned analysis by contextualizing historical aspects in a chronological sequence from 1900 to 2023, as well as the conceptual and pedagogical aspects and the public policies implemented in Brazil in recent decades. In the face of various resistances regarding the topic, we find it necessary to ground this work on normative and legal aspects, by means of documents to which Brazil is a signatory. In addition to the literature review, which is essential for the descriptive analysis underpinning this study, we also provide two pedagogical supplements for teachers and two guides for families, focusing on the themes “body” and “gender”, along with final conclusions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Título: dc.title | Educação sexual e a prática pedagógica: formação docente, trabalho em sala de aula e orientação das famílias | - |
Título: dc.title | Sexual education and pedagogical practice: teacher training, work in the classroom and guidance for families | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: