
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Magnoni Júnior, Lourenço | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Capelozza, Nilton José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250636 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250636 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo geral, levar os alunos a problematizarem sobre os impactos da cadeia produtiva do couro, debatendo e refletindo sobre seus possíveis impactos ambientais e o ensino de Geografia como instrumento provocador das transformações sociais, colocando a escola como espaço político e ativo, promotor de reflexões sobre uma realidade onde o meio natural é visto simplesmente como fonte de recursos a uma sociedade capitalista e, portanto, consumista. A compreensão sobre a relação do homem com o meio é de extrema relevância a sobrevivência humana e do planeta. Utilizou-se para intervenção junto aos alunos da 1ª Série do Ensino Médio, uma sequência didática com iluminação da pedagogia histórico-crítica (Saviani, 1999), e que fez uso de diversos materiais impressos e midiáticos na tentativa de provocar reflexões e tomada de consciência. Apoiando a instrumentalização dos alunos, utilizou-se uma animação didática sobre a cadeia produtiva do couro, que apresentamos como objeto final do trabalho e que se mostrou positiva a finalidade proposta, retendo a atenção e estimulando reflexões e questionamentos. A cidade de Bocaina – SP é uma das muitas que deve grande parte do seu setor econômico a pecuária, inserida na cadeia produtiva do couro com diversas atividades, dentre as quais tem-se destaque os curtumes e fábricas de produção de equipamentos de proteção individual (EPI). | - |
| Descrição: dc.description | The general objective of this work is to lead students to discuss the impacts of the leather production chain, debating and reflecting on its possible environmental impacts and the teaching of Geography as an instrument that provokes social transformations, placing the school as a political and active space, promoter of reflections on a reality where the natural environment is seen simply as a source of resources for a capitalist and, therefore, consumerist society. Understanding the relationship between man and the environment is extremely important for human and planet survival. A didactic sequence with historical-critical pedagogy lighting (Saviani, 1999) was used for intervention with 1st grade high school students, which made use of various printed and media materials to provoke reflection and awareness. Supporting the students' training, a didactic animation was used on the leather production chain, which we presented as the final object of the work and which proved to be positive for the proposed purpose, retaining attention and stimulating reflections and questions. The city of Bocaina - SP is one of many that owes a large part of its economic sector to livestock, inserted in the leather production chain with several activities, among which tanneries and factories to produce personal protective equipment stand out (PPE). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cadeia produtiva do couro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Impactos ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leather production chain | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental impacts | - |
| Título: dc.title | A cadeia produtiva do couro e seus impactos ambientais: material didático de apoio as aulas de geografia na educação básica | - |
| Título: dc.title | The leather production chain and its environmental impacts: teaching material to support geography classes in basic education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: