
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Júlia Mussalam | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:26:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:26:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250607 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250607 | - |
| Descrição: dc.description | Trata-se de uma pesquisa que investiga o papel da curadoria educativa na atualidade e suas possíveis relações com abordagens educativas tendo a videoarte no processo de mediação. Para tanto, partimos de uma contextualização histórica que identifica a crítica institucional como disparadora das mobilizações que passam a solicitar as propostas pedagógicas nos espaços de arte, na medida em que os paradigmas da contemporaneidade se voltam para uma instituição revisionista, contra-hegemônica, inclusiva, acessível e alinhada à nova museologia. Assim colocado, dialogamos com autores, profissionais e pesquisadores da área para chegar à uma concepção comum do papel do curador pedagógico, buscando traçar a matéria com que esse profissional opera; e, por fim, deslocamos tais apontamentos para compreender como a mediação educativa pode potencializar a experiência com a videoarte, enquanto linguagem contemporânea de inserção recorrente nos espaços expositivos na atualidade. Para articular tais questões, nos baseamos nos trabalhos de Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães e Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa e Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); entre outros autores referências para a área. | - |
| Descrição: dc.description | This research investigates the role of educational curatorship in the present and its possible relationship with educational approaches to videoart mediation processes. For that, we start from a historical context that identifies institutional criticism as triggering the mobilizations that start to request pedagogical proposals in art spaces, insofar as contemporary paradigms turn to a revisionist, counter-hegemonic, inclusive institution that is accessible and in line with the new museology. Thus, we dialogued with authors, professionals and researchers in the studied area to arrive at a common conception of the role of the pedagogical curator, seeking to outline the subject with which this professional operates; and, finally, we move these notes to understand how educational mediation can enhance the experience with videoart as a contemporary language of recurrent insertion in exhibition spaces today. To articulate such questions, we based ourselves on the works of Andrea Fraser (2008), Ana Gonçalves Magalhães and Helouise Costa (2021), Ana Mae Barbosa and Rejane Galvão Coutinho (2008), Mirian Celeste Martins and Gisa Picosque (2012), Mônica Hoff (2013), Luiz Guilherme Vergara (1996), Pablo Helguera (2011); among other authors references to the area. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curadoria educativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação Cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoarte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational curatorship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural mediation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Videoart | - |
| Título: dc.title | Curadoria educativa e a videoarte no processo de mediação | - |
| Título: dc.title | Educational curatorship and vidoart in the mediation process | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: