
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Régis Henrique dos Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250588 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250588 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa de Pós-Doutorado foi realizada no Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araraquara, de 01 de fevereiro a 01 de agosto de 2023, sob supervisão do Professor Newton Duarte. A pesquisa teve como objetivo organizar, sistematizar e analisar criticamente os trabalhos da área de educação especial que dizem referenciar-se na pedagogia histórico-crítica e sua fundamentação teórico-metodológica. Para tanto foi realizado uma pesquisa do tipo bibliográfico-documental. A partir dos dados levantados, foram identificadas 79 fontes bibliográficas sobre educação especial referenciados na pedagogia histórico-crítica e/ou psicologia histórico-cultural, no período de 2001 a 2021, nas seguintes bases de dados virtuais: a) Scientific Electronic Library Online (Scielo); b) Google Acadêmico; c) Bibliotecas Virtuais da Unicamp, USP, Unesp e UFSCar; d) banco de teses e dissertações da CAPES; e) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); f) Portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), principalmente os trabalhos publicados no âmbito do Grupo de Trabalho de Educação Especial (GT15). Também foi possível identificar um maior interesse dos trabalhos da área na utilização de alguns conceitos gramscianos, dentre eles o de catarse e sua fundamentação no método da pedagogia histórico-crítica. Não obstante, verificamos algumas imprecisões na apropriação da catarse gramsciana e sua fundamentação no método da pedagogia histórico-crítica nos trabalhos analisados. | - |
| Formato: dc.format | Planilha | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia histórico-cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural Psychology | - |
| Título: dc.title | Educação das pessoas com deficiência à luz da pedagogia histórico-crítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: