Educação das pessoas com deficiência à luz da pedagogia histórico-crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Régis Henrique dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250588-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de Pós-Doutorado foi realizada no Grupo de Pesquisa “Estudos Marxistas em Educação” da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araraquara, de 01 de fevereiro a 01 de agosto de 2023, sob supervisão do Professor Newton Duarte. A pesquisa teve como objetivo organizar, sistematizar e analisar criticamente os trabalhos da área de educação especial que dizem referenciar-se na pedagogia histórico-crítica e sua fundamentação teórico-metodológica. Para tanto foi realizado uma pesquisa do tipo bibliográfico-documental. A partir dos dados levantados, foram identificadas 79 fontes bibliográficas sobre educação especial referenciados na pedagogia histórico-crítica e/ou psicologia histórico-cultural, no período de 2001 a 2021, nas seguintes bases de dados virtuais: a) Scientific Electronic Library Online (Scielo); b) Google Acadêmico; c) Bibliotecas Virtuais da Unicamp, USP, Unesp e UFSCar; d) banco de teses e dissertações da CAPES; e) Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); f) Portal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), principalmente os trabalhos publicados no âmbito do Grupo de Trabalho de Educação Especial (GT15). Também foi possível identificar um maior interesse dos trabalhos da área na utilização de alguns conceitos gramscianos, dentre eles o de catarse e sua fundamentação no método da pedagogia histórico-crítica. Não obstante, verificamos algumas imprecisões na apropriação da catarse gramsciana e sua fundamentação no método da pedagogia histórico-crítica nos trabalhos analisados.-
Formato: dc.formatPlanilha-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial Education-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-critical Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural Psychology-
Título: dc.titleEducação das pessoas com deficiência à luz da pedagogia histórico-crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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