
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Mariana Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:54:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:54:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250549 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250549 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa utiliza entrevistas narrativas com professoras negras que atuam na Educação Básica e Ensino Superior para explorar como suas experiências pessoais e práticas educativas são moldadas pela interseção de desigualdades raciais e de gênero. O objetivo é destacar como o pensamento decolonial e as experiências dessas professoras podem contribuir para projetos de educação antirracista e antissexista. Os dados são coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas para análise temática. Além disso, a pesquisa inclui uma revisão de literatura para compreender como estudos anteriores abordaram as interseções entre decolonialidade, feminismo negro e práticas de mulheres negras na educação. Os documentos e metadados incluem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), roteiro das entrevistas e formulário de agendamento. A preservação dos dados é feita com anonimato das participantes, e o acesso é restrito aos pesquisadores envolvidos. Os dados podem ser compartilhados em eventos científicos, grupos de pesquisa e artigos científicos. Os recursos necessários incluem acesso à internet, plataforma G-Suite da UNESP para gravação de entrevistas virtuais e armazenamento seguro dos dados. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 21/04365-0 | - |
| Formato: dc.format | - | |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidades | - |
| Título: dc.title | Marcas da decolonialidade nas práticas e saberes de mulheres negras educadoras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: