Educação Permanente como prática de ações para o Controle da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no Município de Araçatuba, São Paulo, Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBresciani, Katia Denise Saraiva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSuto, Tania Mara Tomiko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:18:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:18:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250520-
Descrição: dc.descriptionO objetivo neste projeto foi implantar a Educação Permanente como prática de ações para o Controle da Leishmaniose Visceral Canina e Humana (LVCH) no Município de Araçatuba, São Paulo, Brasil. Para isso, foram realizadas atividades de intervenção na Área de Trabalho Local 5 (ATL5), que corresponde aos bairros, Conjunto Habitacional Hilda Mandarino, Vicente Grosso, Jardim Umuarama, Concórdia, Conjunto Habitacional Ivo Tozi, Country Ville, Araçatuba G, Água Branca I, II e III e Pinheiros do município de Araçatuba/SP/Brasil. Entre setembro de 2019 a março de 2021, foram executadas Oficinas com base em técnicas educativas, estrategicamente elaboradas por meio de discussões das Diretrizes da Educação Permanente, propiciando o conhecimento da doença e o controle ambiental por meio de ações de intervenção, como Manejo Ambiental Educativo e a realização de Inquérito Canino. Para o cumprimento das atividades contou-se com os profissionais de saúde do município de Araçatuba. A atividade de Inquérito Canino dos reservatórios domésticos (cães) para diagnostico da Leishmaniose Visceral Canino (LVC) e o Manejo Ambiental Educativo foi inserido no cotidiano das equipes de Agentes de Endemias e Comunitários com técnicas a fim de impactar na redução da ocorrência da LVCH. A análise da coleta de dados foi apresentada em porcentagens comparativas do antes e depois da execução das atividades inerentes, da positividade canina e do Manejo Educativo Ambiental foi apresentado na forma descritiva e inferencial. Não houve significância nas ações educativas realizadas, porém observou-se diminuição da incidência canina e humana após a aplicação das atividades. Este trabalho foi considerado inédito na integração das equipes e das ações, com implantação de uma Política Pública em Saúde.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this project was to implement Permanent Education as a practice of actions for the Control of Canine and Human Visceral Leishmaniasis (HVL) in the Municipality of Araçatuba, São Paulo, Brazil. For this, intervention activities were carried out in Local Work Area 5 (ATL5), which corresponds to the neighborhoods, Conjunto Habitacional Hilda Mandarino, Vicente Grosso, Jardim Umuarama, Concórdia, Conjunt o Habitacional Ivo Tozi, Country Ville, Araçatuba G, Água Branca I, II and III and Pinheiros of the municipality of Araçatuba/SP/Brazil. Between September 2019 and March 2021, Workshops were carried out based on educational techniques, strategically elabor ated through discussions of the Permanent Education Guidelines, providing knowledge of the disease and environmental control through intervention actions, such as Educational Environmental Management and the realization of Canine Survey. To fulfill the act ivities, health professionals from the municipality of Araçatuba were counted on. The activity of Canine Survey of domestic reservoirs (dogs) for diagnosis of Canine Visceral Leishmaniasis (CVL) and the Educational Environmental Management was inserted in the daily life of the teams of Endemic and Community Agents with techniques in order to impact on the reduction of the occurrence of HVL. The analysis of data collection was presented in comparative percentages of before and after the execution of the inhe rent activities, canine positivity and Environmental Educational Management was presented in descriptive and inferential form. There was no significance in the educational actions carried out, but there was a decrease in the other indicators after the appl ication of the activities. This work was considered unprecedented in the integration of teams and actions, with the implementation of a Public Health Policy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLutzomyia longipalpis-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos e Programas de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEpidemiologia.-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Plans and Programs-
Palavras-chave: dc.subjectEpidemiology-
Título: dc.titleEducação Permanente como prática de ações para o Controle da Leishmaniose Visceral Canina e Humana no Município de Araçatuba, São Paulo, Brasil-
Título: dc.titlePermanent Education as a practice of actions for the Control of Canine and Human Visceral Leishmaniasis in the Municipality of Araçatuba, São Paulo, Brazil.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.