Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Maria Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Gabriel Henrique de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:44:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:44:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250496 | - |
Descrição: dc.description | As reformas empreendidas no campo da educação durante a segunda metade da década de 2010 buscaram incentivar o processo de formação de trabalhadores para o regime de acumulação flexível, a atualização da teoria do capital humano e o atendimento a critérios de avaliações educacionais internacionais no cenário de mundialização do capital, entre outros. Os novos currículos, organizados em torno de competências, alteraram o modo como as disciplinas são oferecidas, sobretudo no ensino médio. Consequentemente, o ensino de Sociologia, que possui histórico de intermitências nos currículos nacionais, também é impactado pelas novas determinações, o que influencia na forma como é estruturada, visando atingir aos objetivos da reforma. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidade da produção do podcast “Uma Ciência na Rede”, desenvolvido por estudantes do ensino médio da Escola Estadual Baltazar de Godoy Moreira, em Marília – SP, professores da rede de ensino, discentes e docentes da Unesp (Campus Marília) e Universidade de Marília, para o processo de ensino e aprendizagem de Sociologia. Para tanto, este trabalho se estrutura como estudo de caso, por meio do qual são apresentados, descritos e discutidos alguns episódios do podcast “Uma Ciência na Rede”. Além disso, o estudo também envolve pesquisa bibliográfica, para levantamento do referencial teórico e para reconhecimento das pesquisas que envolvem a mesma temática do trabalho, e pesquisa documental, para coleta e análise de documentos oficiais que fundamentam as alterações curriculares e educacionais. As discussões apresentadas almejam contribuir com o ensino de Sociologia e referendar a possibilidade de inserção das TIC e dos podcasts como forma de ampliação dos processos de ensino e aprendizagem. As reflexões apresentadas podem auxiliar gestores, professores e pesquisadores interessados em compreender e aprimorar o ensino de Sociologia no contexto do ensino médio. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to think about the potential of the podcast "Uma Ciência na Rede", produced by high school students from the Baltazar de Godoy Moreira State School, in Marília - SP, teachers from the State Department of Education, students and professors from São Paulo State University (Campus Marília) and Marilia University (Unimar), for the teaching-learning process of Sociology. This work is a case study, from which some episodes of the podcast “Uma Ciência na Rede” are presented, described, and discussed. In addition, the study also involves bibliographical research, to survey the theoretical framework and to recognize research that covers the same theme, and documentary research, to collect and analyze official documents that support curricular and educational changes. The discussion aims to contribute to the teaching of Sociology and endorse the possibility of inserting ICT and podcasts as a way of expanding the teaching and learning processes. The reflections presented can help managers, teachers and researchers interested in understanding and improving the teaching of Sociology in the context of high school. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youths | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | ICT | - |
Título: dc.title | Ensino básico de sociologia e podcast “Uma ciência na rede”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos jovens no ensino médio paulista | - |
Título: dc.title | Sociology teaching and podcast "Uma ciência na rede": contributions to the teaching and learning process for São Paulo's high school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: