Design de criaturas para jogos de terror: o uso do medo no processo criativo

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Autor(es): dc.contributorAndrade, Ana Beatriz Pereira de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorZugliani, Jorge Otávio-
Autor(es): dc.creatorBenedetti, Isabella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:29:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:29:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250491-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como intuito discorrer sobre o processo de criação do Design de criaturas fictícias pensadas para jogos de terror, utilizando como base teórica uma exploração da temática do medo e os diferentes gatilhos que o despertam na mente humana. O objetivo consiste em combinar conceitos diversos de temas como Game Design, Psicologia, Sociologia, Cinema, Biologia, e acerca do próprio gênero do Terror, e aplicá-los ao processo criativo envolvido nas etapas de pré-produção e Concept Art de jogos. O fim da pesquisa é, portanto, propor diferentes formas de conceber ideias para criaturas e monstros que cumpram, sem depender de elementos externos do jogo à parte de sua própria aparência, com seu papel de despertar o medo no jogador.-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims to discuss the process of fictional creature Design intended for horror games, using as a theoretical basis the exploration of fear and the different elements that trigger it in the human mind. The purpose is to combine diverse concepts from fields such as game Design, psychology, sociology, cinema, biology, and the horror genre itself, and apply them to the creative process involved in the pre-production and Concept Art stages of game design. The goal of the research, therefore, is to propose different ways of conceiving ideas for creatures and monsters that can achieve their role of evoking fear in the player, without the need to rely on external game elements apart from their own appearance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectTerror-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectConcept Art-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectGame Design-
Título: dc.titleDesign de criaturas para jogos de terror: o uso do medo no processo criativo-
Título: dc.titleCreature design for horror games: the use of fear in the creative process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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