Educação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Áurea de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRavelli, Marilia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:48:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:48:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250421-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo central compreender o papel da educação escolar na vida de um grupo de mulheres matriculadas no ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa escola municipal, na cidade de Rio Claro/SP, como ponto de partida levantamos elementos teóricos e empíricos para compreender o processo de evasão escolar das mulheres, bem como as motivações para o retorno à escola. Nosso pressuposto foi que a combinação entre a exploração e a opressão feminina, no lar e na vida pública, são condicionantes dos movimentos da evasão e da volta à escola, mas existe especificidades nesse processo decorrentes da condição feminina. O materialismo histórico dialético foi o referencial que orientou a pesquisa, devido as suas propriedades para proporcionar uma análise sob a luta de classes a concepção do Estado como burguês, como determinações que se combinam com o recorte de gênero para explicar a busca pela EJA como recurso para emancipação. Os resultados apontaram que a escola simboliza para as mulheres pobres e trabalhadoras a oportunidade de uma mudança de vida, bem como uma alternativa para o seu crescimento pessoal e profissional, independência financeira, aumento da autoestima e sentimento de pertencimento social. Esse estudo proporcionou identificar, por meio das trajetórias escolares e laborais, os episódios de opressão que impediram as escolhas das mulheres e às submeteram em condições de desigualdades e dificuldades ao combinar a vida privada com a vida pública.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação feminina-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Título: dc.titleEducação como instrumento de emancipação: um estudo sobre a inserção das mulheres na EJA do ensino fundamental-
Título: dc.titleEducation as an instrument of emancipation: a study on the insertion of women in EJA in elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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