Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Carolina Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Kamilla Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:01:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:01:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250418 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa propõe, a partir de escritos autobiográficos efetivados pela professora em formação – autora –, analisar a literatura nos espaços da escola – escolas por onde andou – mas também fora dela, e sua importância para o campo da Educação. Propõe, como objetivo central, compreender como os espaços para o desenvolvimento da literatura podem influenciar no trabalho literário e sua formação para o ensino das crianças. Como metodologia, fundamenta-se na abordagem de pesquisa autobiográfica destacando a observação, como meio de buscar, pela memória, os processos de aprendizagem da e pela literatura, pela autora, relatando, registrando, auscultando a própria experiência de leitura. Somada à autobiografia, também se realiza breve pesquisa bibliográfica sobre o tema, para compor o corpus do trabalho. Depreendem-se, da perspectiva autobiográfica, sentidos outros para repensar metodologias para o ensino de literatura infantil na escola. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escritos autobiográficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | Minhas memórias literárias: pistas para estudos sobre o ensino de leitura e literatura na escola | - |
Título: dc.title | My literary memories: clues for studies on teaching reading and literature at school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: