
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Picelli, Beatriz Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:44:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:44:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250411 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250411 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
| Título: dc.title | Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Interpersonal relationships in the classroom: the affective aspect in the teaching-learning process | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: