Relações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Débora Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPicelli, Beatriz Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:44:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:44:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250411-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute as contribuições da afetividade no processo de ensino-aprendizagem, em especial na relação entre professor e aluno. Os objetivos principais do estudo consistiram em identificar o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, pesquisar como o assunto vem sendo tratado nos últimos anos e evidenciar se há a necessidade de tratar tal assunto na formação de professores iniciantes e professores em exercício. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Scielo e Capes, com a finalidade de levantamento de estudos sobre a temática da afetividade e de sua importância no desenvolvimento humano. Foram investigadas a quantidade e a qualidade dos estudos sobre o assunto. Os estudos foram analisados qualitativamente, tendo como fundamentação teórica a perspectiva walloniana. Dentre os resultados obtidos neste trabalho, notamos que os estudos nesse campo de pesquisa são escassos, assim como são negligenciados dentro da prática cotidiana educacional e na formação de professores. Através das categorias de análise pudemos concluir que é imprescindível que o educador reconheça as fases pelas quais o aluno está passando, tendo base para lidar com o mesmo, planejar e desenvolver suas aulas. Além disso, é indispensável que o docente tenha responsabilidade sobre suas ações, visando sempre uma postura positiva, visto que os alunos estabelecem uma relação entre a pessoa do professor (e sua prática) e o conteúdo. Portanto, é importante assumir que há, nas relações de sala de aula, uma troca que vai além da questão cognitiva, englobando sentimentos e emoções que devem ser objeto de reflexão.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Título: dc.titleRelações interpessoais na sala de aula: o aspecto afetivo no processo ensino-aprendizagem-
Título: dc.titleInterpersonal relationships in the classroom: the affective aspect in the teaching-learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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