Da geografia de Colombo à geografia dos quilombos: uma proposta descolonial para a educação antirracista

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Autor(es): dc.contributorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Wesley Roberto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:56:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:56:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250408-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa apresenta elementos para construir novas perspectivas e referenciais para o ensino de Geografia no que se refere aos seus conteúdos, situações de aprendizagem e habilidades curriculares, especialmente ao tratar da formação territorial do Brasil ou da gênese do território brasileiro e suas fronteiras. Há diversos estudos sobre a formação territorial do Brasil e a complexidade do assunto se deve a fatos geográficos, históricos, econômicos, políticos e culturais presentes em nosso território. A partir de uma pesquisa bibliográfica, estudamos perspectivas que fazem a leitura descolonial e a crítica aos processos de colonização escravocrata, que foram a base para a formação territorial brasileira. O recorte temático de nossa pesquisa buscou, portanto, contribuir para com os estudos sobre os levantes populares e resistências da população negra contra o regime escravocrata colonial, em especial das lutas quilombolas, trazendo especialmente o histórico do Quilombo de Palmares (1595-1695). Espera-se com esta pesquisa, oferecer referências às práticas de ensino dos professores que se propõem a efetivar as leis nº 10.639 de 2003 e a nº 11.645 de 2008, formuladas para atender às políticas públicas de ações afirmativas para as populações de negros, indígenas e quilombolas, que lutam pelo direito de contar sua própria história na educação escolar. Nesse sentido, o estudo apresenta uma alternativa pedagógica de base crítica para o combate ao racismo na sociedade brasileira, a partir das práticas educacionais, particularmente no ensino de Geografia.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação territorial do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectLei n. 10.639-
Palavras-chave: dc.subjectLei n. 11.645-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombo dos Palmares-
Título: dc.titleDa geografia de Colombo à geografia dos quilombos: uma proposta descolonial para a educação antirracista-
Título: dc.titleFrom the geography of Columbus to the geography of quilombos: a decolonial proposal for anti-racist education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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