Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Wesley Roberto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250408 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa apresenta elementos para construir novas perspectivas e referenciais para o ensino de Geografia no que se refere aos seus conteúdos, situações de aprendizagem e habilidades curriculares, especialmente ao tratar da formação territorial do Brasil ou da gênese do território brasileiro e suas fronteiras. Há diversos estudos sobre a formação territorial do Brasil e a complexidade do assunto se deve a fatos geográficos, históricos, econômicos, políticos e culturais presentes em nosso território. A partir de uma pesquisa bibliográfica, estudamos perspectivas que fazem a leitura descolonial e a crítica aos processos de colonização escravocrata, que foram a base para a formação territorial brasileira. O recorte temático de nossa pesquisa buscou, portanto, contribuir para com os estudos sobre os levantes populares e resistências da população negra contra o regime escravocrata colonial, em especial das lutas quilombolas, trazendo especialmente o histórico do Quilombo de Palmares (1595-1695). Espera-se com esta pesquisa, oferecer referências às práticas de ensino dos professores que se propõem a efetivar as leis nº 10.639 de 2003 e a nº 11.645 de 2008, formuladas para atender às políticas públicas de ações afirmativas para as populações de negros, indígenas e quilombolas, que lutam pelo direito de contar sua própria história na educação escolar. Nesse sentido, o estudo apresenta uma alternativa pedagógica de base crítica para o combate ao racismo na sociedade brasileira, a partir das práticas educacionais, particularmente no ensino de Geografia. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação territorial do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei n. 10.639 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei n. 11.645 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombo dos Palmares | - |
Título: dc.title | Da geografia de Colombo à geografia dos quilombos: uma proposta descolonial para a educação antirracista | - |
Título: dc.title | From the geography of Columbus to the geography of quilombos: a decolonial proposal for anti-racist education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: