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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaluh, Laura Noemi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Vitória Nunes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250405 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250405 | - |
| Descrição: dc.description | A Síndrome de Angelman, descoberta em 1965 pelo Neurologista britânico Harry Angelman, é considerada rara. O interesse por essa Síndrome surgiu do convívio familiar com minha irmã, Ana Paula, que foi diagnosticada com Síndrome de Angelman, ao tentar compreender seu desenvolvimento cognitivo, nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos no espaço escolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar os artigos científicos que tratam da Síndrome de Angelman (SA) a partir de pesquisa bibliográfica localizados no Google Acadêmico no período 2009-2019. Pretendeu-se como objetivos específicos: identificar a especificidade dos processos educacionais das pessoas que apresentam a Síndrome de Angelman e compreender o que é Síndrome de Angelman e quais as características que definem a mesma. Assumo como metodologia a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) para o levantamento do referencial teórico. Espera-se que essa pesquisa possa legitimar a importância da pesquisa científica, no aspecto educacional, sobre a Síndrome de Angelman, que precisa ser conhecida e compreendida para que haja um melhor desenvolvimento ao se trabalhar com os educandos que apresentam essa Síndrome. Como considerações finais abordei a necessidade de ampliar os estudos com adultos acometidos pela Síndrome de Angelman; explicitei a importância da parceria família, Educação e Saúde para o desenvolvimento integral dos sujeitos com SA, tendo a família o papel de acolher, a escola incluir, os profissionais da Saúde acompanhar e oferecer tratamentos especializados e, por fim, essa equipe em conjunto poderá realizar um trabalho atento ao desenvolvimento integral de pessoas com essa deficiência. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Angelman | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Título: dc.title | Síndrome de Angelman: pelo olhar científico e familiar | - |
| Título: dc.title | Angelman syndrome: from a scientific and familiar perspective | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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