
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Flávio Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sá, Thatiana Brochini de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250400 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250400 | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista que a dança é um componente curricular obrigatório na Base Nacional Comum Curricular, pesquisa-se sobre a dança como prática corporal dentro de ambiente escolar e seus encontros com a saúde coletiva, principalmente dentro de seu viés de promoção de saúde, a fim de criar um campo de discussões sobre o potencial da dança na mobilização de uma noção ampliada de saúde no contexto escolar. Para tanto, desenvolvo uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de traçar neste trabalho a delimitação dos conceitos de dança, dança escolar, práticas corporais, saúde coletiva, promoção de saúde e saúde ampliada. A partir da análise e interpretação dos textos encontrados, podemos perceber a necessidade de se distinguir a dança na escola da dança para a escola, pois só assim se evidencia a função educativa e pedagógica atribuída ao conteúdo dança no contexto escolar. É no bojo desta função educativa e pedagógica que se destaca a conexão da dança com a expressividade e a linguagem e se oportuniza a composição de um fértil, e ainda pouco explorado, campo de discussões acerca da promoção da autonomia e da liberdade dos alunos, aspectos estes que conversam amplamente com a noção de saúde ampliada aqui explicitada. | - |
| Descrição: dc.description | Bearing in mind that dance is a mandatory curricular component in the National Common Curricular Base, I research on dance as a body practice within the school environment and its encounters with public health, mainly within its health promotion bias, in order to create a field of discussions about the potential of dance in mobilizing an expanded notion of health in the school context. For this purpose, I develop a bibliographic research in order to outline in this work the delimitation of the concepts of dance, school dance, body practices, collective health, health promotion and expanded health. From the analysis and interpretation of the texts found, we can perceive the need to distinguish dance in school from dance for school, as this is the only way to highlight the educational and pedagogical function attributed to dance content in the school context. It is in the midst of this educational and pedagogical function that the connection between dance, expressiveness and language stands out and the composition of a fertile, and still little explored, field of discussions about promoting students' autonomy and freedom is highlighted, aspects those who talk widely with the expanded health notion explained here. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas corporais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bodily practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child health | - |
| Título: dc.title | Dança no encontro entre a educação e a saúde coletiva | - |
| Título: dc.title | Dance at the meeting between education and collective health | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: