A timidez e suas implicações no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Débora Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSerafim, Suzana Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250398-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTimidez-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de escolarização-
Título: dc.titleA timidez e suas implicações no contexto escolar-
Título: dc.titleShyness and its implications in the school context-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.