Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Serafim, Suzana Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250398 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250398 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Timidez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de escolarização | - |
Título: dc.title | A timidez e suas implicações no contexto escolar | - |
Título: dc.title | Shyness and its implications in the school context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: