Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fabbron, Eliana Maria Gradim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Amanda Gabriela de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:35:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:35:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250384 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250384 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Crianças são influenciadas pelo modelo vocal inadequado e não há estudos para orientação de pais sobre voz infantil. Ademais, a educação à distância mostra-se favorável. Objetivos: Criar e validar um curso on-line sobre saúde vocal infantil para pais/responsáveis de crianças com/sem queixas vocais. Além disso, verificar o efeito da aplicação deste curso quanto à compreensão/ampliação do conhecimento de pais/crianças sobre voz infantil. Material e Métodos: Etapa 1 – Elaboração do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Avaliação do Curso On-line por Especialistas e Leigos: elaboração do curso sobre saúde vocal infantil no MOODLE (carga horária estimada: oito horas), com parceria de um programador/analista de sistemas e três fases de avaliação, por meio de um checklist via Google Forms, elaborado pela pesquisadora, sobre design, organização/conteúdo, abordagem de fácil compreensão/adequada ao público-alvo, tempo fornecido e questões específicas de cada módulo. 1° Fase: comitê de juízes experientes em AVA (três a cinco anos); 2° Fase: juíza especialista em voz; 3° Fase: participantes leigos. Etapa 2 – Estudo Piloto: convidados pais/responsáveis de crianças (quatro a onze anos), com/sem queixa vocal, que realizaram o curso, com questões para pais/filhos e materiais para casa. Presencialmente, as crianças realizaram uma prova com figuras sobre comportamentos vocais adequados/inadequados pré/pós-curso dos pais. Aos pais, via Google Forms, foi aplicado questionário pré-curso de caracterização de perfil e uma prova de conteúdo pré/pós-curso. Etapa 3 – Avaliação do Curso On-line por mais Pais Participantes: acrescentada a Escala de Avaliação de Implementação de Programas. Para a comparação do desempenho dos pais nas provas pré/pós-curso, foi utilizado o Teste t Student Pareado; para verificar associação/correlação entre ser necessária experiência para navegar na plataforma e tipo de dispositivo utilizado, o teste Exato de Fisher/Kendall´s Tau e para a comparação dos acessos entre os módulos, o ANOVA de Medidas Repetidas/Least Significant Difference (Post-Hoc), além de análises descritivas/porcentagem. Resultados: Etapa 1 – o curso foi composto por: MÓDULO I – Como a voz é produzida?, MÓDULO II – Mitos e Verdades: alimentos benéficos para a voz, MÓDULO III – Conceitos e causas da disfonia infantil, MÓDULO IV – Comportamentos vocais saudáveis, MÓDULO ADICIONAL – Vamos relembrar?, glossários/fóruns/vídeos, com adequações sugeridas pelos juízes, que avaliaram o curso, no geral, com design atrativo/de fácil entendimento/organizado; conteúdo adequado para o público-alvo; instruções de fácil compreensão/suficientes/organizadas e tempo para realização ideal/suficiente. O conteúdo foi validado. Etapa 2 – 5 pais/7 crianças sem queixas vocais. Os pais apresentaram melhor desempenho na prova pós-curso (p = 0,009) e as crianças, maior porcentagem de acertos. O Módulo Adicional foi o menos acessado. Etapa 3 – 10 pais/12 crianças sem queixas vocais. Os pais apresentaram melhor desempenho na prova pós-curso (p = 0,001). O Módulo I foi o mais acessado. Não houve associação entre ser necessária experiência para navegar na plataforma/tipo de dispositivo utilizado (p = 0,999). A avaliação global da qualidade do curso apresentou classificação entre “bom–muito bom”. Conclusão: Foi construído um curso on-line sobre saúde vocal infantil para pais/responsáveis no MOODLE, avaliado como atraente/organizado/facilmente compreendido, com conteúdo validado e alta qualidade, que ampliou o conhecimento de pais/filhos. | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Children are influenced by an inadequate vocal model and, there are no studies to guide parents about infant’s voice. Moreover, distance education is shown favorable. Purposes: To create and validate an online course on children's vocal health for parents/guardians of children with/without vocal complaints. Also, to verify the effect of applying this course on understanding/expanding the knowledge of parents/children about children's voice. Material and Methods: Step 1 – Development of the course in the Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), and its evaluation by specialists and laypeople: course development at MOODLE, (estimated workload: eight hours), in a partnership with a programmer/systems analyst, adopting three evaluation phases, through a Google Forms checklist prepared by the researcher regarding design, organization and content. The approach is friendly/adequate to the target audience, with allowed time and, specific issues. 1st Phase: judge’s committee experts in AVA (three to five years); 2nd Phase: a voice expert judge; 3rd Phase: lay participants. Step 2 – Pilot Study: invited parents/guardians of children (4 to 11 years old), with/without vocal complaints, who took the course, with questions for parents/children and, materials for homework. The children took a test with pictures about adequate/inappropriate vocal behavior, pre/post-course of the parents. Parents, at Google Forms, were given a pre-course profile characterization questionnaire and, a pre/post-course content test. Step 3 – Evaluation of online course by more participating parents: Added Program Implementation Evaluation Scale. To compare the performance of parents in pre/post-course tests, the Paired Student t Test was used; to verify the association/correlation between the need for experience to navigate the platform and, the type of device used, the Exact Fisher/Kendall's Tau test, and to compare the accesses between the modules, the ANOVA of Repeated Measures/Least Significant Difference (Post-Hoc), as well as descriptive/percentage analyses. Results: Step 1 – the course consisted of: MODULE I – How is the voice produced? MODULE II – Myths and, Truths: beneficial foods for the voice, MODULE III – Concepts and, causes of childhood dysphonia, MODULE IV – Healthy vocal behaviors, ADDITIONAL MODULE – Let's remember? Glossaries/forums/videos, with adjustments suggested by the judges, who evaluated the course, in general, with an attractive/easy-to-understand/organized design; suitable content for the target audience; easy to understand/sufficient/organized instructions and, ideal/sufficient time for completion. The content has been validated. Step 2 – 5 parents/7 children without vocal complaints. Parents performed better on the post-course test (p = 0.009) and, children had a higher percentage of correct answers. The Additional Module was the least accessed. Step 3 – 10 parents/12 children without vocal complaints. Parents performed better on the post-course test (p = 0.001). Module I was the most accessed. There was no association between the need for experience to navigate the platform/type of device used (p = 0.999). The overall assessment of the quality of the course presented a classification between “good–very good”. Conclusion: An online course on children's vocal health for parents/guardians was built in MOODLE, evaluated as attractive/organized/easily understood, with validated content and high quality, which expanded the knowledge of parents/children. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da voz nas crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais e filhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia recreativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voice disorders in children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parent and child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recreational therapy | - |
Título: dc.title | Dando voz para a saúde vocal infantil: elaboração e avaliação do curso on-line para pais de crianças | - |
Título: dc.title | Giving voice to children's vocal health: development and evaluation of the online course for children's parents | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: