
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaluh, Laura Noemi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Júlia Cristina Lima de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250383 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetivou compreender concepções de gênero e sexualidade que circulam no meio acadêmico e que estão vinculadas ao âmbito escolar. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa considerando: a) Material Didático desenhado no Projeto Escola Sem Homofobia (Caderno). O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação em 2004, contudo, quando estava prestes a ser distribuído em 2011, foi suspenso; b) Documentos Oficiais da Educação Nacional - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ressaltando a importância do assunto durante a escolarização da criança/adolescente. Para ampliar a discussão teórica foi realizado levantamento de trabalhos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no GT-23 (Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação) no período de 2013-2019, para elencar dimensões que são levantadas naqueles trabalhos em relação ao tema central desta pesquisa, que é a sexualidade e gênero. O movimento de escolha para análise dos trabalhos se deu levando em consideração as palavras-chave: gênero e sexualidade podendo estar contidas: a) no título e b) nos resumos. Dentre os documentos oficiais, apenas os PCNs destacam a Orientação Sexual, ainda com uma abordagem biológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e BNCC sofrem fortes influências da bancada religiosa e excluem qualquer menção ao tema. Os trabalhos analisados da ANPEd discutem sobre a responsabilidade política da educação de não silenciar esse tema, visto que esse movimento reforça estereótipos e preconceitos. Ao contrário, através do diálogo e conhecimento, a escola tem o papel de contribuir para diminuição da violência e preconceito, além de promover o respeito, empatia e inclusão. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Título: dc.title | Concepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação | - |
| Título: dc.title | Conceptions of gender and sexuality: a look from the School Without Homophobia project and official education documents | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: