Concepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaluh, Laura Noemi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Júlia Cristina Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250383-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetivou compreender concepções de gênero e sexualidade que circulam no meio acadêmico e que estão vinculadas ao âmbito escolar. A partir disso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa considerando: a) Material Didático desenhado no Projeto Escola Sem Homofobia (Caderno). O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação em 2004, contudo, quando estava prestes a ser distribuído em 2011, foi suspenso; b) Documentos Oficiais da Educação Nacional - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ressaltando a importância do assunto durante a escolarização da criança/adolescente. Para ampliar a discussão teórica foi realizado levantamento de trabalhos publicados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no GT-23 (Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação) no período de 2013-2019, para elencar dimensões que são levantadas naqueles trabalhos em relação ao tema central desta pesquisa, que é a sexualidade e gênero. O movimento de escolha para análise dos trabalhos se deu levando em consideração as palavras-chave: gênero e sexualidade podendo estar contidas: a) no título e b) nos resumos. Dentre os documentos oficiais, apenas os PCNs destacam a Orientação Sexual, ainda com uma abordagem biológica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e BNCC sofrem fortes influências da bancada religiosa e excluem qualquer menção ao tema. Os trabalhos analisados da ANPEd discutem sobre a responsabilidade política da educação de não silenciar esse tema, visto que esse movimento reforça estereótipos e preconceitos. Ao contrário, através do diálogo e conhecimento, a escola tem o papel de contribuir para diminuição da violência e preconceito, além de promover o respeito, empatia e inclusão.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Título: dc.titleConcepções de gênero e sexualidade: um olhar a partir do projeto Escola Sem Homofobia e documentos oficiais da educação-
Título: dc.titleConceptions of gender and sexuality: a look from the School Without Homophobia project and official education documents-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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