
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Flávio Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Uechi, Giovanna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:14:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:14:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250381 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250381 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho traz algumas reflexões sobre o ensino da dança na Educação Infantil. A abordagem é feita de maneira qualitativa, estabelecendo diálogo com autores e estudiosos da área, visando analisar e compreender através da pesquisa bibliográfica as contribuições da dança na Educação Infantil. Para tanto, situamos as reflexões acerca da dança buscando enfatizar sua dimensão comunicativa e expressiva. Desta forma, muito mais do que passos coreografados o que se evidencia é a natureza linguística da dança, só constituída em movimento, ao longo das interações encadeadas no trabalho educativo. Assim, tendo em vista essa centralidade da linguagem corporal nas aprendizagens constituídas na infância, reforçam-se as contribuições da dança na qualificação da Educação Infantil. Assentamos a nossa reflexão em hipóteses que propõe a dança como aspecto fundamental de comunicação e expressão, que busca desenvolver aspectos plurais e contribuir para uma formação mais ampla dos alunos a partir de uma dimensão lúdica e experimental, proporcionando um desenvolvimento integral do aluno. | - |
| Descrição: dc.description | The present work brings some light to the teaching of dance in Early Childhood Education. The approach is done in a qualitative way, establishing dialogue with authors and scholars in the area, aiming to analyze and understand through bibliographic research the contributions of dance in Early Childhood Education. For this purpose, we place the reflections on dance trying to emphasize its communicative and expressive dimension. Consequently, much more than choreographed steps, what is evident is the linguistic nature of dance, only constituted in movement, throughout the interactions linked in the educational work. Thus, in view of this centrality in body language in the learning occurring in childhood, we reinforce the contributions of dance in the qualification of Early Childhood Education. We base our reflection on hypotheses that propose dance as a fundamental aspect of communication and expression, which seeks to develop plural aspects and contribute to a broader training of students from a playful and experimental dimension, providing integral development for the student. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expression | - |
| Título: dc.title | Contribuições da dança na educação infantil | - |
| Título: dc.title | Contributions of dance in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: