A proposta de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho para o currículo de geografia da escola secundária (1935)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Márcia Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCuani Junior, João Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:01:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:01:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/250362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250362-
Descrição: dc.descriptionPara compreender aspectos da trajetória da Geografia escolar no Brasil buscamos nos aproximar do currículo proposto para a escola secundária dos anos de 1930. Destacamos a influência de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho que elaboraram um projeto de programa para o ensino de Geografia à época. A pesquisa documental e bibliográfica foi desenvolvida por meio de localização e análise de fontes documentais, dentre elas o texto "O ensino secundário da Geografia", publicado no ano de 1935, na revista Geografia. Buscamos destacar o contexto em que a proposta foi produzida, assim como a contribuição dos autores para a organização do currículo de Geografia da época. Tal currículo organizou a forma como a Geografia deveria ser ensinada nas escolas, assim como representou o papel que a disciplina assumiu em relação a reafirmação do status quo.-
Descrição: dc.descriptionTo understand the aspects of the schooling geography’s trajectory in Brazil, we intended to approximate of the proposed curriculum for the middle school in 1930. We highlighted the influence of Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho, who developed a programme for the Geography teaching at the time. This academic paper was developed through searching and analysis of documentary sources, among them the text “O ensino secundário da Geografia”, published in 1935, in a magazine named Geografia. We seek to highlight the context in which the proposal was produced, and also the authors’ contribution for the organization of the Geography curriculum of the time. This curriculum organized the way Geography should be taught in schools, as well as the playing role that the subject took on reaffirming the status quo.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Título: dc.titleA proposta de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho para o currículo de geografia da escola secundária (1935)-
Título: dc.titleThe proposal by Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo and Maria Conceição Vicente de Carvalho for the secondary school geography curriculum (1935)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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