Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Verardi, Carlos Eduardo Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Leitão, José Pedro Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Kato, Débora Navarro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:34:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:34:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250248 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250248 | - |
Descrição: dc.description | Introdução - O tempo e a exposição em redes sociais virtuais influenciam o desenvolvimento da preocupação corporal e da influência da mídia sobre o corpo em adolescentes. Objetivo - Investigar as associações entre a exposição de adolescentes em Redes Sociais Virtuais com indicadores de preocupação corporal. Método – Pesquisa científica de natureza aplicada, descritiva. A amostra foi constituída por 309 adolescentes, de 13 a 19 anos, de ambos os sexos, estudantes de cursos de ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná, campus Campo Largo, no ano de 2021. Para a obtenção dos dados foi utilizada uma bateria de instrumentos disponibilizada por formulário eletrônico: questionário sobre o perfil e atividades nas redes sociais virtuais, relatórios de tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais, Body Shape Questionnaire – BQS, Escala de atitudes socioculturais em relação à aparência – SATAC. Resultados – 92,6% da amostra passa mais de 2 horas por dia nos smartphones, 67,7% mais de 4 horas/dia, 99,3% utilizam redes sociais virtuais e desses 28,7% passam mais de 4 horas diárias. As redes mais utilizadas pelos adolescentes são o WhatsApp (97,4%), seguido do Instagram (87.4%) e Youtube (84.8%). A categoria de maior consumo é Música. Um total de 39,7% das meninas estão preocupadas com seus corpos de maneira moderada a extrema, enquanto os meninos apresentam um percentual de 79,7% não preocupados. Maior tempo de uso em smartphones e em redes sociais virtuais estão associados a maiores níveis de preocupação corporal e maior influência da mídia em relação ao corpo em ambos os sexos. As meninas sofrem maior influência da mídia em relação aos seus corpos, principalmente em questões relacionadas à internalização dos padrões socialmente estabelecidos e pressão exercida por esses padrões, os meninos obtiveram pontuações menores com uma representatividade maior na subcategoria ideal de corpo atlético. As categorias de consumo nas RSV que apresentam significativas correlações com a preocupação corporal e que possuem maior influência da mídia em relação aos corpos dos adolescentes, com ênfase nas meninas, são Moda e Estilo, Beleza e Estética e TV/Séries/Cinema. | - |
Descrição: dc.description | Introduction - Time and exposure to virtual social networks influence the development of adolescents' body image. Objective - To investigate the associations between the exposure of adolescents in Virtual Social Networks with indicators of body concern. Method – Scientific research of an applied, descriptive nature. The sample consisted of 309 adolescents, aged 13 to 19 years, of both sexes, students of high school courses integrated to the technician of the Instituto Federal do Paraná, Campo Largo campus, in the year 2021. A battery of instruments made available by electronic form: questionnaire on profile and activities on virtual social networks, reports of time spent on smartphones and virtual social networks, Body Shape Questionnaire – BQS, Scale of sociocultural attitudes towards appearance – SATAC. Results – 92.6% of the sample spend more than 2 hours a day on smartphones, 67.7% more than 4 hours a day, 99.3% use virtual social networks and of these 28.7% spend more than 4 hours a day. The networks most used by teenagers are WhatsApp (97.4%), followed by Instagram (87.4%) and Youtube (84.8%). The highest consumption category is Music. A total of 39.7% of girls are moderately to extremely concerned about their bodies, while boys have a percentage of 79.7% not concerned. Longer usage time on smartphones and on virtual social networks are associated with higher levels of body concern and greater influence of the media in relation to the body in both sexes. Girls suffer greater influence from the media in relation to their bodies, especially in issues related to the internalization of socially established standards and pressure exerted by these standards, boys obtained lower scores with a greater representation in the ideal athletic body subcategory. The categories of consumption in the RSV that present significant correlations with body concerns and that have greater media influence in relation to the bodies of adolescents, with an emphasis on girls, are Fashion and Style, Beauty and Aesthetics and TV/Series/Cinema. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais virtuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body image | - |
Título: dc.title | Análise do tempo de uso e da exposição de redes sociais digitais e suas influências nas autopercepções físicas de adolescentes | - |
Título: dc.title | Analysis of time of use and exposure to digital social networks and their influences on physical self-perceptions of adolescents | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: