
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cadete, Teresa Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Volobuef, Karin | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Vido, Isabella Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250206 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250206 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho pretendeu investigar as reflexões acerca das artes trágicas que o poeta e pensador alemão Friedrich Schiller (1759-1805) desenvolveu nos anos iniciais de seu “gabinete filosófico”. Após situá-las nos debates respeitantes à formação do teatro nacional alemão dos fins do século XVIII, pudemos reconhecê-las como a resposta do autor à chamada “querelle des anciens et des modernes”. Debruçamo-nos sobre a teoria schilleriana da tragédia com a intenção de compreendê-la nos termos de uma dupla fidelidade do autor tanto aos antigos – entendidos como os gregos, fundamentalmente –, quanto aos modernos – desta vez, referimo-nos sobretudo à Crítica da faculdade de julgar (1790) de Immanuel Kant. Foi possível constatar que na medida em que a teoria schilleriana da tragédia emprestou o conceito kantiano do sublime, identificando-o com o trágico e com a tragédia, tornou-se a primeira “filosofia do trágico”. No entanto, uma vez que as reflexões de Schiller sobre as artes trágicas também se dedicaram às implicações da referida relação para a composição teatral, configuraram, a um só tempo, uma “poética da tragédia” que se indagou a respeito da esfera de afetos que a tragédia deveria produzir. | - |
| Descrição: dc.description | This work aimed to investigate Friedrich Schiller’s essays about tragic arts, written during the first years of his philosophical retreat. After considering them relatively to the discussions on the formation of German national theatre dating from the end of 18th century, we could state that they can be seen as the author’s reply to the socalled “querelle des anciens et des modernes”. We dedicated to Schiller’s theory of tragedy hoping to understand it according to the author’s attitude of double loyalty both to the “anciens” – understood fundamentally as the Greek authors – and to the “modernes” – referring above all to Immanuel Kant’s Critique of Judgement (1790). We could realise that, since Schiller’s theory of tragedy dealt with Kantian concept of the sublime, relating it to the tragic and to the tragedy, it can be considered the first “philosophy of tragic”. However, as Schiller’s thoughts on tragic arts also dealt with the practical consequences of the relation we have just mentioned for the composition of theatrical texts, they can be simultaneously seen as a “poetics of tragedy” which asked questions about the affections that tragedies should produce. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | 88887.196142/2018-00 | - |
| Descrição: dc.description | 88887.582187/2020-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Friedrich Schiller | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da tragédia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poetologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theory of tragedy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poetology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
| Título: dc.title | Entre antigos e modernos: a teoria da tragédia de Friedrich Schiller | - |
| Título: dc.title | Between 'antiques' and 'modernes': Friedrich Schiller's theory of tragedy | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: