
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bego, Amadeu Moura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:41:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:41:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250175 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250175 | - |
| Descrição: dc.description | Dada a relevância mundial da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (DS), esta pesquisa se foca no ODS 4, específico para a educação, objetivando discutir fatores teóricos e práticos para a estruturação de programas de formação de professores pautados nos princípios da equidade educacional (EE), a partir de experiências compartilhadas com o Programa Harvard Teacher Fellows. Na literatura especializada ainda há pouca clareza sobre as melhores formas para aprimorar a formação de professores para a EE, trazendo grandes desafios tanto para pesquisadores e educadores quanto para formuladores de políticas públicas. Para a consecução do objetivo proposto, realizamos um estudo de caso qualitativo, no qual houve nossa imersão no programa como professor visitante, o que propiciou um amplo e rico processo de coleta de dados. Na primeira fase, acompanhamos o desenvolvimento do programa durante o “Spring Semester” (fevereiro a junho de 2020) e na “Summer School Program” (julho e julho de 2020) e o estudo de caso focou-se nas atividades realizadas pela turma ingressante na primavera de 2019 (Cohort 5), que se graduou no final da primavera de 2021. Na segunda fase, acompanhamos o desenvolvimento da “Summer School Program” durante o mês de julho de 2022 e o estudo de caso focou-se nas atividades realizadas pela turma ingressante no verão de 2022 e que irá se graduar no final da primavera de 2024. Foram realizadas as seguintes ações para a coleta de dados: i) condução de observações participantes das disciplinas ofertadas na primavera (fevereiro-maio) para os ingressantes de 2020 (Introduction to Teaching & Learning in Schools e Introduction to Teaching Residency); ii) condução de observações participantes nas disciplinas ofertadas no verão (junho-julho) para os ingressantes de 2020 (Methods I e Fieldwork I); iii) observação participante da Summer School para os ingressantes de 2022; iv) produção de diários de campo a partir das observações participantes; iv) e a realização de entrevistas (agosto-novembro) com ingressantes da área de Ciências de 2020, professores e gestores do HTF; v) análise dos documentos internos e legislação do programa. A partir de uma estrutura teórica para análise de programas de formação de professores, discute-se os resultados obtidos vinculando aspectos substantivos e estruturais do Programa Harvard Teacher Fellows. Identificou-se 6 conjuntos de fatores teóricos e práticos que caracterizam o HTF como um programa focado na promoção da EE: 1. EE como missão e temática transversal a todo o programa; 2. Fomento e estabelecimento de uma forte comunidade de prática; 3. Uso sistemático e compartilhado de estratégias de instrução colaborativas pautadas em problemas da prática profissional; 4. Percurso formativo coerente sustentado nas perspectivas das práticas centrais de ensino; 5. Consistente cultura pedagógica de avaliação formativa e processual; 6. Planejamento autoral de unidades didáticas com foco do conteúdo de ensino e fundamentadas na didática do conteúdo. Acreditamos que todas essas dimensões e características devem fazer parte de um amplo e profundo debate sobre a melhoria da qualidade da formação inicial de professores de ciências/química, oferecendo oportunidades de aprendizagem mais coerentes e reflexivas e experiências de campo que impulsionem seu crescimento e, portanto, contribuindo para tão almejada EE. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Química, Araraquara | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equidade educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas centrais de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas centrados na prática | - |
| Título: dc.title | Sendo pequeno para se tornar Excelente: um estudo sobre o programa Harvard Teacher Fellows | - |
| Título: dc.title | Being small to be Great: a study about the Harvard Teacher Fellows program | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: