Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Rosa Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Izidoro, Ianca Caroline Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250131 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho buscamos, através da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, apresentar uma proposta com tarefas, para os anos iniciais do ensino fundamental, em que se busca explorar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A leitura de autores que defendem e escrevem sobre esse assunto permitiu entender a relevância de explorar o pensamento algébrico desde os anos iniciais, compreendendo que abordar este tema nos primeiros anos, conforme sua continuidade nos anos que se sucederem, favorecerá o aprendizado por parte dos alunos, e neste trabalho, nosso objetivo é propor a abordagem de temas que permeiam a vida cotidiana dos alunos para tal exploração. Como se entende, a falta de preparação e introdução deste assunto nos anos iniciais causa dificuldade de compreensão da álgebra escolar quando tratada de modo mais direto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho com o ensino de matemática nos anos iniciais pode contribuir para que tais dificuldades sejam superadas sem que isso signifique “antecipar conteúdos”, como se pretende mostrar com a proposta. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this present study is by means of a qualitative research, on a phenomenological approach, to present activities that explore the algebraic thinking of the students from the early years of Elementary School. The theoretical basis, according to the authors who write about this subject, lead to an understanding of the importance to explore the algebraic thinking on Elementary school students. Comprehending that once this subject is presented on the early years and continuing on the following years will provide to the students further support. Our principal aim, on this present study, is to propose an approach to explore Algebraic thinking based on the student’s daily experiences. It is noticeable, throughout the school years, that the lack of preparation and introduction of this topic on the early years, can cause future comprehension problems, when it is studied with more complexity on the late years of Elementary School and High School. Thus working with mathematics on the early years can contribute to overcome difficulties, without meaning “subject anticipation” as its intended on this proposal. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento algébrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maths teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebraic thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early years | - |
Título: dc.title | Explorações para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Explorations for the development of algebraic thinking in the early years of elementary school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: