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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Martinez, Elizabeth Aparecida Pereira Tapias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:19:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:19:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250112 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve como objetivo a produção e implementação de uma sequência didática com o tema racismo em turmas do ensino médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A justificativa da pesquisa se pautou pela fragilidade do currículo no enfrentamento desse importante tema, expressa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista etapa Ensino Médio (CP) e também pela vulnerabilidade das juventudes negras, afetadas por políticas educacionais, resultado de problemas estruturais do Brasil. A hipótese é que o currículo, materializando políticas neoliberais, dificulta o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a população negra, não havendo um processo emancipatório nessas relações. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e pesquisa qualitativa, que fundamentaram a elaboração da sequência didática e análise do tema e do currículo, tendo como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para discutir o tema do racismo com estudantes de Sociologia no ensino médio como uma alternativa ao currículo atual. Os resultados da pesquisa apontam para a contribuição da sequência didática aos avanços na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, verificáveis durante o processo de implementação, expressos nas sínteses coletivas das aulas, em que várias manifestações explicitam momentos de ruptura com o senso comum e a internalização/externalização dos conceitos científicos sobre o racismo. Também foi possível identificar impacto positivo na escola, por meio de manifestações de interesse de docentes de outras disciplinas em trabalhar de modo conjunto, com possibilidades futuras de um trabalho interdisciplinar, bem como na construção e realização coletiva da II Semana de Consciência Negra em 2022, momento do ápice desse processo, constatado nos depoimentos de diferentes participantes da escola e os externos a ela. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aimed to produce and implement a didactic sequence with the topic of racism in high school classes at a public school in the state of São Paulo. The justification for the research was based on the fragility of the curriculum in dealing with this important topic, expressed in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the São Paulo Curriculum at the stage of Secondary Education (CP) and also by the vulnerability of black youths, affected by educational policies, a result of structural problems in Brazil. The hypothesis is that the curriculum, materializing neoliberal policies, hinders the development of teaching and learning for the black population, with no emancipatory process in these relationships. The methodology used was action research and qualitative research, which supported the elaboration of the didactic sequence and analysis of the theme and the curriculum, having as a theoretical reference the Historical-Cultural Theory to discuss the theme of racism with Sociology students in high school as an alternative to the current curriculum. The research results point to the contribution of the didactic sequence to the advances in students' learning and development, verifiable during the implementation process, expressed in the collective syntheses of the classes, in which several manifestations explain moments of rupture with common sense and the internalization/ externalization of scientific concepts about racism. It was also possible to identify a positive impact on the school, through expressions of interest from teachers of other disciplines in working together, with future possibilities of interdisciplinary work, as well as in the construction and collective realization of the II Week of Black Consciousness in 2022, moment of the apex of this process, verified in the testimonies of different participants of the school and of the external ones. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black youths | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural theory | - |
Título: dc.title | É possível não ser racista numa sociedade racista? Uma proposta de sequência didática para o ensino de sociologia | - |
Título: dc.title | Is it possible not to be racist in a racist society? A proposal for a didactic sequence for the teaching of sociology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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