
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Porém, Maria Eugênia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Terossi, Karen | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:23:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:23:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250104 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250104 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é defender as possibilidades de uma interpretação comunicacional da inovação tecnológica, a partir da perspectiva relacional. Para isso, são discutidos princípios da construção do conceito de comunicação enquanto processo de produção de sentidos, que se dá entre sujeitos interlocutores e que emerge de um contexto no qual também atua. Na sequência, são buscados conceitos sensibilizantes para uma visão comunicacional da inovação tecnológica, utilizando revisão bibliográfica no campo dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Inovação, focada nos atores e sentidos compartilhados. Na sequência é apresentado um estudo de caso da Embrapii, por meio de análise documental e entrevistas com atores institucionais envolvidos. As transcrições das entrevistas foram submetidas a Análise de Similitude, realizada com apoio do software Iramuteq, e Análise de Conteúdo com foco em aspectos qualitativos. Os resultados foram interpretados com apoio do conceito de enquadramento. Argumenta-se que os enquadramentos de legitimação, normatização e controle da inovação tecnológica dominam a produção de sentidos e interlocuções da inovação tecnológica. Porém, no cotidiano das relações entre empresas e instituições de ciência e tecnologia, eles são confrontados e reforçados por outros enquadramentos, como de disputa e engajamento, que reconfiguram os processos da inovação tecnológica. Ao final, é apresentado um modelo de estudo da inovação tecnológica utilizando a noção de redes, em que episódios comunicativos são conectados por interlocuções e cujos desdobramentos vão reconfigurando a própria estrutura da inovação tecnológica. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work is to argue that technological innovation has a communicative constitution, from a relational perspective. To achieve this, we discuss the principles in constructing the concept of communication as a process of meaning production, that occurs between interlocutors and emerges from the context in which it also operates. Next, we search for sensitizing concepts to the communicational view of technological innovation and we present a literature review in the field of Science, Technology and Innovation Studies, focused on actors and shared meanings. From the theoretical discussions and review, we conducted a case study of Embrapii through document analysis and interviews with institutional actors involved. Transcriptions of the interviews were carried out using Similarity Analysis, with the support of Iramuteq software, and Content Analysis focusing on qualitative aspects. The results were interpreted through the concept of Framing. We argue that the legitimation, legal regulation, and control framings of technological innovation dominate the meaning production and interlocutions of technological innovation. However, in the everyday relations between companies and science and technology institutions, these framings are confronted and reinforced by other framings, such as dispute and engagement, which reconfigure the processes of technological innovation. Finally, we propose a model to study technological innovation using a notion of network, where communicative episodes are connected by interlocutions and unfold, reshaping the structure of technological innovation itself. | - |
| Descrição: dc.description | Outra | - |
| Descrição: dc.description | IF Goiano: 23218.000738/2019-45 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva relacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Embrapii | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovation | - |
| Título: dc.title | Comunicação e inovação tecnológica: análise dos enquadramentos da Embrapii na perspectiva relacional | - |
| Título: dc.title | Communication and technological innovation: framing analysis of Embrapii from a relational perspective | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: