
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Tarcila Lima da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Gabriela de Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:14:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:14:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/250094 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/250094 | - |
| Descrição: dc.description | A Arte se transforma junto à sociedade. Em meio a era do imediato, da inovação e do consumo desenfreado, os termos “bens” e “descartável” tornam-se sinônimos. Consequentemente, há uma intensificação de problemas primordiais, principalmente os ambientais. A Arte assimila essas transformações e se amplia. A utilização de materiais oriundos do lixo, torna-se cada vez mais comum, pois, além da crítica social, os artistas pretendem explorar ainda mais a materialidade artística. No ambiente escolar, essas novas tendências não se aplicam de forma efetiva. As atividades artísticas escolares contemporâneas, em sua maioria, são ainda limitadas às técnicas e suportes considerados tradicionais. Explorar essa materialidade da Arte é de vital importância para o desenvolvimento dos alunos. A introdução de materiais recicláveis nas práticas artísticas pode ser o meio mais viável para aproximar escola e sociedade. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que busca trazer um olhar sobre o lugar dos recicláveis dentro do processo de exploração material e de como inserir tal conceito nas práticas escolares através de projetos educacionais. | - |
| Descrição: dc.description | Art transforms alongside society. Amidst the era of immediacy, innovation, and rampant consumption, the terms "goods" and "disposable" have become synonymous. Consequently, there is an intensification of fundamental problems, especially environmental ones. Art assimilates these transformations and expands itself. The use of materials derived from waste is becoming increasingly common because, in addition to social criticism, artists aim to further explore artistic materiality. In the school environment, these new trends do not apply effectively. Contemporary artistic activities in schools, for the most part, are still limited to techniques and supports considered traditional. Exploring the materiality of art is vital for the development of students. Introducing recyclable materials in artistic practices may be the most viable means to bridge the gap between schools and society. This work is a qualitative bibliographic research that seeks to shed light on the place of recyclables within the process of material exploration and how to incorporate such a concept into school practices through educational projects. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e sociedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materiais descartáveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialidade artística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos educacionais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art and society | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Disposable materials | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artistic materiality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational projects | - |
| Título: dc.title | Descarte, uma nova perspectiva - arte, lixo e sociedade: um olhar para a exploração da materialidade artística nas escolas | - |
| Título: dc.title | Discard, a new perspective - art, garbage and society: a look at the exploration of artistic materiality in schools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: