Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Del Ré, Alessandra | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Marina Célia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-13544-6_3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249981 | - |
Descrição: dc.description | This text intends to present some considerations about language and discrimination, using the children’s humouristic language to discuss it. Our starting point is the following question: what is the role of the other (alterity) in the constitution of subjectivity, in and through language? We discuss this issue as we consider a specific phenomenon: children’s humour. The results of the analysis of the scenes of interaction between parents and child reveal the importance of the other in the constitution of this subject’s subjectivity in and through language. It is in the family (microculture) that what the child does and says is interpreted by others, and even if they do not understand exactly what the child really means (we will never know for sure), it is not important. The essential thing is to give meaning to what the child says, to be a language partner, to be the “broad vision” and then to help the child to constitute his/her own subjectivity. In the case of humour, the role of this other is also essential because it is the other who will guide the child in what he/she should understand as humour and what people laugh at in that family: it is through the bond that is created between the self and the other that humour exists. Finally, we understand that it is necessary to consider that if we understand the importance of the other in the constitution of the self - whoever this other may be and whatever they may bring to the self - how can we ever get to the point in which discrimination occurs? If we consider the role of the interaction with this other in order to become who we are, how can we ever value or undervalue them?. | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 23-33 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | From Discriminating to Discrimination: The Influence of Language on Identity and Subjectivity | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | The other and the self | - |
Título: dc.title | Language, Subjectivity and Alterity: Humour in Children’s Discourse | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: