Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Amanda Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Miriam Godoy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17227/rce.num87-12295 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/249976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/249976 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we present reflections on the meeting between deaf students and listeners in mathematics classes. In order to contribute to a better understanding of practices based on the concept of inclusion and equity, we bring a discussion about interactions in mathematics classes based on an approach in which the dialogic communication was privileged. Our reference for such discussions is the result of a research that is focused on interaction in which students speak different languages — Portuguese and Brazilian Sign Language. First, we present the context in which the research was carried out. Then, some relevant aspects of the dialogic perspective are elucidated. To illustrate how the interactions took place, we present an episode in which appears interactions among the participants. Finally, we present our reflections on the proposed landscapes of investigation and dialogue in a teaching environment that focuses on inclusion and equity. The results indicate the viability of dialogic interaction between two culturally different groups — deaf and hearing — and their participation in conditions of equity and cooperation during the mathematical learning process. We understand that the reflections and conclusions presented in this paper support mathematics education practices with a focus on diversity. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal do Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto Federal do Rio Grande do Sul | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 37-52 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Narodopisny vestnik | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cooperation and equity | - |
Palavras-chave: dc.subject | critical mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | deaf education | - |
Palavras-chave: dc.subject | mathematics education and inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | meeting amongst the different | - |
Título: dc.title | Landscapes of Investigation, Dialogue, and Inclusion: About the Encounter among Deaf and Hearing Students in Mathematics Classes | - |
Título: dc.title | Paisajes de investigación, diálogo e inclusión: sobre el encuentro entre estudiantes sordos y oyentes en las clases de matemáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: